Capacitação sobre Projeto Cultural e Mobilização de Recursos acontece em Feira neste fim de semana
É uma iniciativa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Comunidade Culturasss
A imersão que pretende preparar agentes de cultura para elaborar projetos em condições de captar recursos através de leis de incentivo, a exemplo da Paulo Gustavo e a Aldir Blanc 2, está prevista para acontecer nos próximos dias 2 e 3 de setembro de 2023, em Feira de Santana, Bahia.
O Circuito Formativo em Elaboração de Projeto Cultural e Mobilização de Recursos está com inscrições abertas e gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp 75 99264.1507. Acontece neste sábado (2), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e domingo (3), das 14h às 18h, no Centro Cultural SESC Centro, e oferece certificação de 16 horas pela UFRB.
Serão realizados dois ciclos (independentes), voltados para diferentes públicos. O primeiro, nos dias 2 e 3, está aberto para agentes do Teatro, Circo, Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Produção e Gestão Cultural. Já o segundo ciclo, nos dias 16 e 17/09, dá preferência a agentes da Capoeira, Dança, Religiões de Matriz Africana, Culturas Tradicionais, Quilombolas, Povos Originários, LGBTQIAPN+.
As atividades de sábado acontecem no Centro Cultural SESC Feira Centro (Praça Carlos Bahia, próximo à igreja da Matriz) e as de domingo no CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte (Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro).
“Muitas oportunidades de trabalho para a cultura estão ligadas à política de editais. Aprender os caminhos para escrever um projeto cultural que tenha condições mínimas de concorrer a um recurso desse, pode garantir trabalho para muita gente”, reforça Kelvin Jordan, produtor e membro da Comunidade Culturasss, coletivo de agentes que colaboram com a difusão e o fortalecimento das culturas do ReconSertão.
Quem facilita essa formação é a multiartista, produtora e gestora cultural Lore Porto e a artista, produtora cultural e pesquisadora em Dança Antonia Lyara. A iniciativa tem realização da Comunidade Culturasss e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, através do Programa de Extensão LabGestão, na atividade Rede Colaborativa de Gestores Culturais. Esses primeiros ciclos também contam com o apoio institucional do SESC Feira e do CUCA.
Sobre as facilitadoras
Antonia Lyara é bailarina, coreógrafa, produtora cultural e pesquisadora em Dança. Agente de cultura há 20 anos na Bahia, cria de Feira de Santana/BA e bacharelanda Interdisciplinar em Cultura na UFRB, onde também participa da atividade de extensão Rede Colaborativa de Gestores Culturais, como Agente Multiplicadora em Elaboração de Projeto Cultural e Mobilização de Recurso.
Lore Porto também é cria de Feira de Santana/BA, onde prioriza sua colaboração como agente cultural há 23 anos. Atua como atriz/apresentadora, cantora, compositora, assessora de imprensa, profissional de marketing (desde 2004), pesquisadora em música e gênero, produtora e gestora cultural e mãe solo de João, Carlos e Davi. Licencianda em Música Popular Brasileira na UFRB, onde também faz parte do Programa de Extensão LabGestão e participa da atividade Rede Colaborativa de Gestores Culturais, como Agente Multiplicadora em Elaboração de Projeto Cultural e Mobilização de Recurso.
*ASCOM/CULTURASSS