Feira de Santana

Capacitação em Direitos Humanos prepara policiais para atuação durante a Micareta de Feira 2025

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH)

24/04/2025 11h17
Capacitação em Direitos Humanos prepara policiais para atuação durante a Micareta de Feira 2025
Foto: Matheus Gabriel

Policiais militares que irão atuar na segurança da Micareta de Feira de Santana 2025 participaram, nesta quinta-feira (24), de uma capacitação voltada aos Direitos Humanos. A atividade aconteceu no auditório da Unef (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), no bairro Aviário, e faz parte do planejamento estratégico da Polícia Militar para garantir um policiamento mais humanizado durante o evento.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH). Foram disponibilizadas 100 vagas para policiais militares e outras 20 para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Além disso, o conteúdo foi compartilhado remotamente com profissionais que atuam em outros municípios baianos.

O tenente-coronel Michel Müller, do comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), destacou a importância da preparação da tropa para um serviço que vá além da segurança ostensiva e alcance a proteção social dos foliões.

“A cada evento como a Micareta de Feira de Santana ou o Carnaval de Salvador, a Polícia Militar se preocupa em transmitir o máximo possível de orientações aos nossos policiais, de modo que a gente tenha a tranquilidade de que o serviço prestado à comunidade seja compatível com uma Polícia Militar do nosso tempo”, afirmou o comandante.

Segundo ele, o foco atual da corporação está na humanização do atendimento.

“Hoje, temos uma Polícia Militar de acolhimento, de abraço fraterno, de cuidar de pessoas. Essa conscientização é feita com mensagens relacionadas aos direitos humanos, para que os policiais incorporem esse sentimento e atuem com proteção e acolhimento”, completou.

A capacitação aborda o atendimento adequado a grupos públicos vulnerabilizados, como mulheres, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores informais. O comandante também reforçou o papel multiplicador dos 100 policiais que participaram presencialmente da formação, ressaltando que o conhecimento será compartilhado entre os cerca de 4.600 agentes que atuarão no circuito da festa.

“Nada mais caro que um abraço. E a gente tem esse olhar diferenciado para conseguir enxergar, mesmo numa multidão, aquelas pessoas que, por questões sociais, de orientação sexual, cor de pele ou qualquer outra circunstância, estejam em situação de vulnerabilidade. Nós estaremos no terreno oferecendo proteção”, afirmou Müller.

Ele também destacou a atuação da Ronda Maria da Penha durante o evento, reforçando o compromisso da corporação com a prevenção à violência contra a mulher.

“É muito recorrente e lamentável os casos de violência contra a mulher. Por isso, o Batalhão de Polícia de Proteção à Mulher estará presente na micareta. Teremos atenção especial a esse tipo de ocorrência”, garantiu.

Antes da folia, ainda estão previstas outras ações preparatórias, incluindo uma entrevista coletiva marcada para o dia 29 de abril com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, onde serão detaladas as principais estratégias de segurança pública para o evento.

*Com informações do repórter Matheus Gabriel

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Após Micareta, HEMOBA faz apelo por doações de sangue em Feira de Santana

Após Micareta, HEMOBA faz apelo por doações de sangue em Feira de Santana

Durante os dias de festa, o movimento de doadores foi praticamente inexistente
Feira de Santana
Dia das Mães movimenta comércio de Feira de Santana com expectativa de crescimento nas vendas

Dia das Mães movimenta comércio de Feira de Santana com expectativa de crescimento nas vendas

A expectativa é de crescimento real de até 5% nas vendas em comparação ao ano passado...
Feira de Santana
Prefeitura leva serviços do CadÚnico e Bolsa Família ao Campo Belo em ação itinerante

Prefeitura leva serviços do CadÚnico e Bolsa Família ao Campo Belo em ação itinerante

Mutirão promove inclusão social, cuidado com as mães e garante presença do poder público...