Cantata infantil nas escadarias da Prefeitura celebra os 191 anos de Feira de Santana
O evento reuniu alunos do 3º ano em uma tradicional cantata, dedicada à Princesa do Sertão.
Fechando as comemorações dos 191 anos de emancipação política de Feira de Santana, nesta quarta-feira (18), estudantes da Escola João Paulo I emocionaram o público com uma apresentação especial nas escadarias do Paço Municipal Maria Quitéria. O evento reuniu alunos do 3º ano em uma tradicional cantata, dedicada à Princesa do Sertão.
O repertório da apresentação incluiu obras que homenageiam Feira de Santana, como “Hino a Feira”, de Georgina Erismann; “Brasil Feirense”, de Célia Zaiin; e “Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana”, de Carlos Pitta. O músico Pititiu acompanhou os estudantes no violão, tornando a apresentação ainda mais especial.
A cantata fez parte da “Expedição Histórica”, integrada ao projeto “Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre”, desenvolvido pela escola.
Cássia Braz, representante da escola, destacou a importância de conectar os estudantes com a história e o presente de Feira de Santana.
“Fico feliz em saber que vocês entenderam que não é apenas cantar o hino, mas faz parte de uma sequência de atividades voltadas para a Feira de Santana. Desde a sua história até pensar a Feira hoje”, afirmou.
Ela enfatizou o sentimento de pertencimento que os feirenses devem nutrir pela cidade.
“A gente só sente que um lugar é nosso quando temos pertencimento. Quem é feirense de coração, quem nasceu aqui, tem esse sentimento. Eu pertenço à Feira e, por isso, preciso cuidar dela”, disse. Cássia também lembrou da conexão histórica da escola com o município, mencionando que a instituição faz parte da trajetória da cidade há 52 anos. “Várias gerações já passaram por aqui, e a história de Feira também está sendo construída dentro da própria escola.”
Para Francisco de Paula, aluno participante da cantata, a experiência foi marcante.
“Foi muito bom, eu gosto da minha cidade. Foi um grande presente para o aniversário de Feira”, declarou o estudante, destacando seu entusiasmo em continuar descobrindo novos lugares da cidade por meio do projeto “Vivendo Feira”. “Amo esse lugar, tem estádio de futebol, várias opções de lazer, é um lugar muito bom para se viver.”
O encerramento das festividades contou com momentos de reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma Feira de Santana melhor.
“Nós é que podemos fazer uma Feira melhor. Olha o lixo na rua, olha o nosso trânsito, olha os cuidados que precisamos ter com a nossa cidade”, concluiu Cássia Braz, deixando uma mensagem de esperança e responsabilidade para os feirenses.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim