Política

Candidatos ao TCM serão sabatinados na CCJ nesta segunda

A ex-primeira-dama Aline Peixoto será arguida a partir das 10h, enquanto o ex-deputado estadual Tom Araújo (União) passará pela sabatina às 15h

06/03/2023 07h20
Candidatos ao TCM serão sabatinados na CCJ nesta segunda
Foto: Reprodução Redes Sociais / Divulgação

Os candidatos à polêmica vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com a aposentadoria, em 2022, do conselheiro Raimundo Moreira, serão sabatinados nesta segunda-feira (6), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Cada um dos candidatos responderá a perguntas de dez parlamentares, sendo cinco indicados pela bancada do governo e cinco pela oposição.

A ex-primeira-dama Aline Peixoto, que é enfermeira e comandou as Voluntárias Sociais da Bahia no governo do marido Rui Costa (PT), cuja legitimidade do currículo para ocupar a função tenha sido questionada, será arguida a partir das 10h, enquanto o ex-deputado estadual Tom Araújo (União) passará pela sabatina às 15h.

O debate gira em torno de os líderes da Casa [o petista Rosemberg Pinto, da bancada de governo e o integrante do União Brasil Alan Sanches, líder da Oposição], baterem o martelo sobre a abertura do ato para todos os deputados. Já se fala nos corredores da Alba, que ‘atipicamente’ não será transmitida pela TV Assembleia e nem aberta à imprensa. o presidente do Parlamento Adolfo Menezes (PSD) já antecipou, também nos bastidores, conforme fontes do bahia.ba, que, no que depender dele, ‘a democracia falará mais alto’ e tanto os deputados quanto a transmissão na TV Assembleia estarão liberados.

A eleição será entre os 7 e 8. O vencedor precisa ter, no mínimo, 32 votos. Caso nenhum dos dois alcance esse patamar em três votações, a Assembleia precisa reiniciar o processo de escolha do novo conselheiro, inscrevendo novos candidatos. Cabe à Casa a indicação da vaga.

Contudo, apesar de a disputa ter tido uma balanceada com a declaração do senador Jaques Wagner (PT) contrário a indicação do nome de Aline Peixoto, os governistas continuam otimistas de que a ex-primeira-dama leva o embate com maioria tranquila..

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Presidente afirmou que atual precificação do produto não faz sentido e que algum 'ladrão...
Política
STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

Militar foi preso em dezembro de 2024 por tentar interferir na investigação sobre suposta...
Política
João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

Entre os cotados, estão o empresário e presidente do PL em Feira, Raimundo Júnior, o...