Câncer colorretal: endoscopista esclarece quais são os sintomas da doença
A prevenção primária inclui algumas medidas para diminuir o risco de desenvolver a doença.
O câncer colorretal é um tumor maligno que se instala no cólon do intestino grosso ou na porção final, o reto. A incidência é maior a partir dos 50 anos, e aumenta com o avanço da idade. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo de câncer mais incidente nas mulheres, e o terceiro nos homens.
O tumor maligno, é silencioso na primeira fase, os sintomas geralmente aparecem em estágios mais avançados.
“O câncer quando já está infiltrado na parede do intestino, causa sangramento ou alteração na forma das fezes ou até um certo grau de obstrução. Nesse grau, possivelmente não existe a chance de cura por meio do tratamento endoscópico, mas felizmente ainda permite chance de cura unicamente através da cirurgia ou da cirurgia e a quimioterapia”, esclarece o endoscopista terapêutico, Dr Victor Galvão ao De Olho na Cidade.
A prevenção primária inclui algumas medidas para diminuir o risco de desenvolver a doença.
“O indivíduo deve adotar hábitos saudáveis, ou seja, se alimentar bem, ter um bom gerenciamento do stress, fazer atividade física, não fumar, não beber em excesso, cuidado com o consumo da carne vermelha”, explica.
Março Azul
Ainda em entrevista, Dr Victor Galvão falou sobre o mês de março ser conhecido pela campanha “Março Azul”, que visa conscientizar a população sobre o câncer colorretal, o terceiro que mais mata no Brasil.
“A sede da campanha nacional, o Março Azul, será no município Cairu. Faremos uma grande ação social esse ano, com vários especialistas para fazer o rastreamento do câncer colorretal gratuitamente, cerca de 2.500 pessoas vão participar”, informa.