Feira de Santana

Campanhas de combate à sífilis e câncer de mama alertam para o diagnóstico precoce

Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas

05/10/2022 06h51
Campanhas de combate à sífilis e câncer de mama alertam para o diagnóstico precoce
Foto: Danielly Freitas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou as campanhas Outubro Rosa e Verde, voltadas para a prevenção e combate ao câncer de mama e prevenção à sífilis congênita em Feira de Santana. O encontro reuniu profissionais e estudantes da área.

Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas, além de intensificar a oferta de guias de solicitação para mamografias, ultrassom mamária e testagens para diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, HIV e Hepatites B e C.

A presidente do Comitê Municipal de Investigação de Transmissão Vertical da Sífilis e HIV, Érica Lima, considera que o momento é de sensibilização e alerta para os dois agravos, “além de tomada de algumas decisões. Esse encontro foi direcionado às referências das unidades básicas de saúde, pessoas que fazem essa primeira assistência”.

Durante o evento, os profissionais foram alertados para a realização do exame que detecta Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o pré-natal. “A gestante precisa fazer o teste rápido. A sífilis é uma doença que possui transmissão vertical [transmitida durante o parto], o que pode levar à morte de bebês”, orientou o enfermeiro do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, Valterney de Oliveira.

De acordo com o médico mastologista, Flávio Amorim, o diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas. No Brasil, a expectativa é de cerca de 170 mil novos casos para este ano.

“É uma doença que mata muita gente. Quando o diagnóstico é feito no início, a chance de cura do paciente aumenta e é possível reduzir os riscos de morte”, enfatiza.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura lamenta morte do ex-jogador Gilmar Luís de Santana, o Biribinha

Prefeitura lamenta morte do ex-jogador Gilmar Luís de Santana, o Biribinha

Reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol já revelados pelo município, Biribinha...
Feira de Santana
Fim do prazo de transição muda regras para ciclomotores em todo o Brasil

Fim do prazo de transição muda regras para ciclomotores em todo o Brasil

A orientação é que os proprietários procurem o Detran para verificar a situação do...
Feira de Santana
Prefeitura institui Conselho de Gestão das Organizações Sociais em Feira de Santana

Prefeitura institui Conselho de Gestão das Organizações Sociais em Feira de Santana

A medida foi oficializada por decreto publicado no Diário Oficial do Município