Feira de Santana

Campanha Maio Amarelo é iniciada em Feira com apelo por mais consciência no trânsito

O superintendente de Trânsito de Feira de Santana, Ricardo Cunha, reforçou a importância da campanha

12/05/2025 06h10
Campanha Maio Amarelo é iniciada em Feira com apelo por mais consciência no trânsito
Foto: Apolo Rocha

A campanha Maio Amarelo foi oficialmente aberta em Feira de Santana na última sexta-feira (9), em evento realizado na sede da OAB – subseção local. A mobilização deste ano traz o tema “Mobilidade humana, responsabilidade humana” e o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre atitudes mais seguras no trânsito.

O evento contou com a presença de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Sest/Senat, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e instrutores de autoescolas.

Durante a abertura, o observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária, Antônio Carlos de Nascimento, destacou a relevância do movimento, que hoje alcança mais de 27 países.

“O Maio Amarelo é um movimento que convida a sociedade a refletir sobre os comportamentos no trânsito. Desacelerar significa valorizar a vida, e isso envolve evitar o uso do celular ao volante, respeitar os limites de velocidade e adotar práticas seguras no dia a dia. Trabalhamos para que, até 2050, as mortes no trânsito sejam zeradas, com uma redução de 50% até 2030, como prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)”, afirmou.

O superintendente de Trânsito de Feira de Santana, Ricardo Cunha, reforçou a importância da campanha como ferramenta de educação e transformação social.

“Os acidentes continuam sendo causados, em grande parte, por comportamentos evitáveis: velocidade excessiva, distrações ao volante, uso do celular, e a combinação de álcool e direção. A campanha nos dá a oportunidade de levar informação às ruas, conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres, e salvar vidas com atitudes simples. A SMT está comprometida em promover ações que despertem esse senso de responsabilidade coletiva”, afirmou.

Ao longo do mês de maio, a programação inclui blitzes educativas, palestras em instituições de ensino e ações integradas com parceiros públicos e privados.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...
Feira de Santana
Governador Jerônimo Rodrigues rebate críticas sobre valor investido pelo Estado na Marcha Para Jesus
Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...