Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Feira de Santana
A meta é aplicar mais de 300 mil doses em Feira de Santana ao longo da campanha.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, deu início, nesta segunda-feira (31), à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Família do Dispensário Santana, no bairro Jardim Acácia.
Na ocasião, o gestor municipal destacou a importância da imunização, principalmente para os grupos prioritários.
“Todos os anos, faço questão de comparecer a uma unidade de saúde para tomar minha vacina e registrar no meu cartão. Hoje, iniciamos essa campanha de 2025 aqui no Jardim Acácia, um espaço de saúde e educação liderado por essa mulher extraordinária, Irmã Rosa. Quero reforçar para toda a população, especialmente os idosos, que a vacinação é essencial. Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive gripe”, declarou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, informou que Feira de Santana recebeu um primeiro lote de 19.400 doses e aguarda a chegada de mais de 300 mil para atender toda a população-alvo.
“O lançamento oficial da campanha em todo o Brasil está previsto para o dia 7 de abril, mas há recomendação do Ministério da Saúde para a antecipação, de modo a organizar melhor a distribuição e garantir imunização antes da Micareta, evento que gera grande aglomeração e facilita a disseminação do vírus”, explicou.
O secretário também ressaltou a segurança da vacina e a necessidade de aumentar a adesão da população.
“A vacina contra a gripe é extremamente segura. Ela protege os mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos, evitando hospitalizações e óbitos. Vacinar é um ato de responsabilidade, acolhimento e amor ao próximo.”
A diretora do Dispensário Santana, Irmã Rosa, celebrou a escolha da unidade de saúde para o lançamento da campanha.
“Este momento é muito expressivo e cheio de bençãos. Temos a credibilidade de trabalhar para realizar o projeto de Jesus, que é fazer o bem, humanizar e qualificar vidas. Agradeço a Deus e a todos os envolvidos nesta iniciativa tão importante para nossa comunidade.”
A vacina é destinada a crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos, gestantes e pessoas acima de 60 anos – grupos que entraram para o Calendário Nacional de Vacinação.
Ainda os grupos prioritários que são os trabalhadores de saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, de salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.
A aplicação da vacina está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana, entre 8h e 16h.
Para ter acesso é necessário levar documento de identidade, cartão do SUS, caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A meta é aplicar mais de 300 mil doses em Feira de Santana ao longo da campanha.
*Com informações do repórter Rafael Marques