Feira de Santana

Campanha da Fraternidade 2024 destaca a amizade social

Lema de 2024 é ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’

14/02/2024 09h14
Campanha da Fraternidade 2024 destaca a amizade social
Foto: Divulgação

Buscando uma reflexão sobre a amizade, a Campanha da Fraternidade de 2024 é lançada, oficialmente, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira de cinzas (14). Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, o superintendente das rádios pertencentes aos Frades Capuchinhos, Frei Jorge Rocha, afirmou que a iniciativa vai além dos limites da igreja católica, representando um marco significativo na vida da sociedade.

Foto: Robson Nascimento

“A Campanha da Fraternidade é um marco muito importante na vida da sociedade, não apenas da igreja católica, mas também faz parte de uma reflexão na academia, nos centros universitários, na vida das pessoas e em outras igrejas, inclusive as que participam do ecumenismo, além de intelectuais. É um marco importante.” Afirma.

Segundo o Frei Jorge Rocha é essencial compreender exatamente o que essa amizade social pode significar.

“Neste ano nós temos um tema bastante interessante e inovador. Ancorados na reflexão do Papa Francisco, nós vamos falar sobre ‘Fraternidade e Amizade Social, que é um tema novo e provocante trazida pela reflexão do magistério do Papa Francisco e precisamos compreender exatamente esta amizade social, o que ela poderia exatamente significar. Este tema convida a descobrir e vivenciar a fraternidade, entendida como uma “lambança” de viver como irmãos, compartilhando alegrias e adversidades, defendendo uns aos outros e valorizando a vida em todas as circunstâncias.”

O Frei explica que a amizade social proposta pelo Papa Francisco remonta a valores fundamentais da existência humana que muitas vezes são esquecidos: o respeito à vida, aos direitos fundamentais e a superação do individualismo.

“O termo “amizade social”, cunhado pelo Papa Francisco, convoca toda a sociedade, não apenas os católicos, a valorizar o direito à vida e ao desenvolvimento integral. Este conceito vai além do utilitarismo e do individualismo, promovendo a abertura das pessoas e a valorização da transcendência, incluindo a presença de Deus na vida das pessoas. Esta convocação sugere um novo modelo de convívio social, baseado em relações autênticas e solidárias. A amizade social proposta pelo Papa Francisco remonta a valores fundamentais da existência humana que muitas vezes são esquecidos: o respeito à vida, aos direitos fundamentais e a superação do individualismo. Em contraste com a lógica egoísta, a amizade social promove relações fraternas e vida em comunhão. A mensagem central é que a vida é um bem supremo, independente de características individuais como cor da pele ou origem. A vida é universal e deve ser protegida e valorizada em todas as suas formas. Este é o imperativo proposto pelo Papa Francisco na Campanha da Fraternidade de 2024.” Explica.

O Frei Jorge Jorge Rocha destacou que o tema veio no momento oportuno, considerando a conjuntura atual caracterizada por muita disparidade e divisão.

“A análise desse tema veio no momento oportuno, considerando a conjuntura atual caracterizada por muita disparidade e divisão. O tema é pertinente para que possamos refletir sobre as razões para as divisões e grupamentos exacerbados que estão causando danos às famílias e às relações interpessoais. Essa ruptura que observamos está afetando não apenas as relações entre as pessoas, mas também o próprio indivíduo, que se distancia de si mesmo, de sua família e de seus ideais. Ao adotar ideologias vazias, estamos nos afastando de um caminho que nos leva a lugar algum.”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Sindicato dos bancários homenageia Osmar Pereira, vítima do golpe militar

Sindicato dos bancários homenageia Osmar Pereira, vítima do golpe militar

No dia 08 de abril completou 60 anos da prisão de Osmar pela ditadura
Feira de Santana
Secretário de Governo assume interinamente cargo de chefe de gabinete do prefeito

Secretário de Governo assume interinamente cargo de chefe de gabinete do prefeito

A decisão foi publicada em edição do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira...
Feira de Santana
Juscelino Brito é empossado como presidente da CDL de Feira de Santana

Juscelino Brito é empossado como presidente da CDL de Feira de Santana

Brito, empresário e líder do grupo Farmácia Brito, sucede Luís Mercês, agora vice-presidente...