Saúde

Campanha conscientiza mulheres sobre risco de endometriose

Cerca de 8 milhões de mulheres sofrem de endometriose no Brasil, e quase 190 milhões ao redor do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)

09/03/2023 16h00
Campanha conscientiza mulheres sobre risco de endometriose
Foto: De Olho na Cidade- Isabel Bomfim

Cerca de 8 milhões de mulheres sofrem de endometriose no Brasil, e quase 190 milhões ao redor do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A patologia é considerada silenciosa, e as pacientes podem levar de 7 a 10 anos para receber um diagnóstico.

Sentir fortes dores de cólica no período menstrual é um dos principais sintomas da doença, mas muitas mulheres ignoram esse sinal por achar que é normal sentir esse tipo de dor. Pensando nisso, a ginecologista e obstetra Glauce Casaes institui a campanha ‘Cólica não é normal’ como parte do ‘Março Amarelo’, mês de conscientização da endometriose.

“É uma doença pouco conhecida, que as pessoas não sabem buscar o diagnóstico por falta de conhecimento sobre os sintomas. O primeiro pilar da campanha é justamente esclarecer e difundir dados sobre endometriose. A mulher foi acostumada a achar que cólica é normal, e por isso não busca ajuda“, explica Glauce em entrevista ao De Olho na Cidade.

 A doença pode afetar drasticamente a qualidade de vida de adolescentes e mulheres, comprometendo, por exemplo, a frequência à escola, trabalho, relação sexual, possibilidade de gravidez e saúde emocional.

“Como estamos falando de uma doença inflamatória, crônica, progressiva e sem cura, que vai da adolescência a menopausa, as pacientes precisam de diagnóstico precoce, de orientação e conhecimento, para terem qualidade de vida, e esse é o outro mote da campanha: Mulher tem que viver bem”, acrescenta.

Além de informar, Glauce espera que a campanha também sirva como despertar para a cobrança de políticas públicas que possibilitem às mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) acolhimento e atendimento adequado para endometriose, com equipe multidisciplinar.

Comentários

Leia também

Saúde
Estomaterapia e curativos avançados: quando procurar um especialista?

Estomaterapia e curativos avançados: quando procurar um especialista?

O maior desafio é justamente as pessoas a procurarem ajuda antes da situação se agravar....
Saúde
Cirurgião plástico destaca benefícios do inverno para realização de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico destaca benefícios do inverno para realização de procedimentos estéticos

A estação oferece uma série de vantagens para quem deseja investir em autoestima com...
Saúde
O que é Paralisia de Bell? Oftalmologista explica doença diagnosticada em influenciador feirense

O que é Paralisia de Bell? Oftalmologista explica doença diagnosticada em influenciador feirense

A médica alerta que a condição deve sempre ser avaliada por um oftalmologista, além...