Câmara Municipal de Feira de Santana realiza audiência pública sobre poluição de rios
A escolha do mês de março para a realização da audiência também tem um simbolismo importante, uma vez que no dia 22 se celebrou o Dia Mundial da Água.
A poluição dos rios Jacuípe e Paraguaçu será tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Feira de Santana nesta quarta-feira (20), às 14h. A iniciativa partiu dos vereadores Jurandy Carvalho, Ismael Bastos e Eli Ribeiro, que buscam reunir autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir as causas da degradação ambiental do rio, avaliar seus impactos e propor soluções para sua preservação e recuperação.
O vereador Ismael Bastos destacou a importância da mobilização e do engajamento coletivo para combater a poluição dos rios.
“O vereador Jurandy Carvalho é muito dedicado às questões ambientais e nos trouxe várias imagens e vídeos que mostram a situação preocupante do Rio Jacuípe. As imagens são fortes. Como presidente da comissão, estamos organizando essa audiência para chamar a atenção das autoridades e conscientizar a população”, afirmou.
Segundo Ismael, além da população, o Poder Público tem um papel fundamental na prevenção e fiscalização ambiental.
“O rio está poluído porque as pessoas estão descartando lixo de forma inadequada, mas o Poder Público também precisa agir. Nossa luta agora é para que haja uma despoluição efetiva”, ressaltou.
Foram convidados para participar da audiência representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Marinha e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
A escolha do mês de março para a realização da audiência também tem um simbolismo importante, uma vez que no dia 22 se celebrou o Dia Mundial da Água.
“Precisamos recuperar nossas águas, porque, se nada for feito, a situação só vai piorar”, alertou Ismael Bastos.
A sessão será aberta ao público e contará com a cobertura da imprensa. “Convidamos a todos para participar, pois a população precisa estar ciente e engajada. A imprensa tem um papel fundamental na divulgação desse debate”, concluiu o vereador.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim