Câmara Municipal de Feira retoma Escola do Legislativo com foco em formação cidadã e qualificação
O objetivo é promover a qualificação de vereadores, assessores, servidores e também oferecer oportunidades de aprendizado à população.
A Câmara Municipal de Feira de Santana inaugurou, nesta sexta-feira (29), a Escola do Legislativo, um projeto que estava aprovado desde 2021, mas até então engavetado. A iniciativa foi retomada pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima, em parceria com o vereador Ivamberg Lima. O objetivo é promover a qualificação de vereadores, assessores, servidores e também oferecer oportunidades de aprendizado à população.
O presidente da Câmara destacou a importância do momento.
“É uma satisfação estar em um programa tão importante para a cidade e poder falar de um evento tão relevante como a inauguração da Escola do Legislativo. Esse projeto estava parado desde 2021 e nós tivemos a iniciativa de colocar em prática, com reuniões, montagem de equipe e parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia”, explicou Marcos Lima.
O vereador ressaltou ainda as parcerias já estabelecidas com a Secretaria de Educação do Município e com a Assembleia Legislativa da Bahia, que possibilitarão a realização de cursos presenciais e a distância.
“Já estamos fazendo uma parceria com a Secretaria de Educação, que dispõe de um prédio com auditórios que vão nos ajudar a ministrar as aulas. Hoje damos o pontapé inicial com a primeira aula magna, com os palestrantes Paulo Vitor Bispo e Paulo Sérgio Rodrigues, iniciando esse processo de qualificação”, afirmou.
A proposta da Escola do Legislativo também contempla iniciativas voltadas para jovens e crianças, como o Parlamento Jovem e o Parlamento Infantil.
“Estamos preocupados em trazer cursos que beneficiem a população, pensando também nas escolas estaduais e municipais. Queremos formar cidadãos com qualidade para Feira de Santana”, destacou o presidente.
O evento de inauguração contou com auditório cheio e grande participação da comunidade. Segundo Marcos Lima, o interesse da população e de vereadores de outras cidades mostra a relevância da iniciativa.
“Casa cheia, pessoas já entrando em contato, querendo fazer inscrições e participar. Inclusive, vereadores de outros municípios têm manifestado interesse em levar esse modelo para suas cidades. Feira de Santana pode se tornar um polo regional de formação legislativa”, finalizou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim