Feira de Santana

Câmara e Prefeitura articulam ações para combater a poluição no Rio Jacuípe

Ações práticas são discutidas para conter a poluição e promover a recuperação do rio

02/04/2025 16h03
Câmara e Prefeitura articulam ações para combater a poluição no Rio Jacuípe
Foto: Mandato Jurandy Carvalho

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na última segunda-feira (31), uma reunião para definir medidas de proteção ao Rio Jacuípe. O encontro contou com a participação dos vereadores Ismael Bastos (PL), Gean Caverna (Podemos) e Jurandy Carvalho (PSDB), além da secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Moreira, representantes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e integrantes do Movimento “Água é Vida”, entre outros.

Durante a reunião, foram discutidas ações práticas para conter a poluição e promover a recuperação do rio. O presidente da comissão, vereador Ismael Bastos, destacou que a reunião foi um desdobramento de uma audiência pública anterior e que já há encaminhamentos concretos.

“Foi uma reunião para a gente colocar no papel o que já havia sido debatido. Estavam presentes o vereador Jurandy, o vereador Gean Caverna, a secretária de Meio Ambiente, além de representantes de instituições da cidade. Estamos em processo de seleção de pessoas habilitadas, técnicas, para identificar e recolher os resíduos que estão às margens do rio, como garrafas PET, sofás e outros materiais”, explicou.

O vereador também adiantou que medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar que o lixo continue chegando ao rio.

“Já estamos providenciando a instalação de redes de contenção, que permitem a passagem da água, mas retêm os resíduos, como as garrafas PET. Além disso, uma nova reunião será realizada, incluindo a Secretaria de Educação, para reforçar a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental”, acrescentou.

Outra questão debatida foi a situação do despejo irregular de esgoto no rio. Para enfrentar esse problema, a comissão planeja envolver órgãos como a Embasa, a Superintendência de Obras, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo é dialogar com os moradores das áreas próximas ao Jacuípe e orientá-los sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de resíduos.

“Estamos trazendo diversas secretarias para o debate porque essa é uma questão que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública. Todas essas ações já estão planejadas e, agora, é partir para a execução. Vamos garantir que não fique só no discurso”, enfatizou Ismael Bastos.

As próximas etapas incluem o acompanhamento das ações propostas e novas reuniões para avaliar a efetividade das medidas implementadas.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Torneio ‘Campeão dos Campeões’ fortalecerá futebol amador em Feira de Santana

Torneio ‘Campeão dos Campeões’ fortalecerá futebol amador em Feira de Santana

A iniciativa nasceu a partir da criação do Dia Municipal do Futebol, incluído no calendário...
Feira de Santana
Autismo representa 31% dos atendimentos no CAPS Infantil

Autismo representa 31% dos atendimentos no CAPS Infantil

Nos últimos anos, ocorreu um aumento na procura de pessoas com TEA em comparação aos...
Feira de Santana
Movimento cresce no Centro de Abastecimento com a procura por produtos típicos da Semana Santa

Movimento cresce no Centro de Abastecimento com a procura por produtos típicos da Semana Santa

A expectativa dos comerciantes é que a partir do dia 10 de abril a movimentação no Centro...