Feira de Santana

Câmara de Feira homenageia radialistas em sessão solene

Dois profissionais do De Olho na Cidade foram condecorados

08/11/2023 16h34
Câmara de Feira homenageia radialistas em sessão solene

Os profissionais que fazem da própria voz a matéria prima do rádio foram homenageados pela Câmara Municipal de Feira de Santana na noite desta terça (07). A solenidade em comemoração ao Dia do Radialista contou com a presença de diversos representantes da categoria responsável por levar informação e entretenimento aos ouvintes, que preencheram o plenário e a galeria da Casa Legislativa. Dois profissionais do De Olho na Cidade foram condecorados: Ednalva Valença e Robson Nascimento.

Propositor do evento, o vereador Lulinha (UB) disse que esta é uma das profissões mais importantes em todo o mundo. Além de levar informação e entretenimento aos ouvintes, o radialista também exerce um “valoroso serviço de utilidade pública”. Isto porque, este profissional abre espaço para a população fazer sugestões, reclamações e reivindicações, justifica o parlamentar. Assim, ele acredita que, muitas vezes, o papel do radialista se assemelha ao do vereador, visto que ambos atuam como um elo entre o Poder Público e a comunidade: “Os radialistas têm participação decisiva na construção de uma sociedade mais justa, onde todos tenham voz e vez”. 

Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Eremita Mota (PSDB) conta que a experiência à frente da Mesa Diretiva da Casa da Cidadania lhe fez compreender o quão importante é o trabalho do radialista para a atuação dos Poderes, especialmente do Legislativo. Assim, ela reconhece a relevância dos profissionais que “transmitem a informação de forma dinâmica, contribuindo para a educação e formação da opinião pública”.

Todo este trabalho deve ser feito com ética e responsabilidade, ressalta o palestrante da sessão, o radialista e publicitário Valdeir Uchoa. Com vinte anos de experiência no rádio, ele diz que o profissional deve ter consciência de que a informação levada aos ouvintes “deve somar para a vida de cada um”. É desta forma, segundo ele, que a qualidade do conteúdo oferecido pelas rádios é mantida ao longo dos anos, mesmo que em meio às transformações sociais e avanços tecnológicos. “Desde pequeno, eu ouvia que o rádio iria acabar, mas ainda depois da televisão, internet e redes sociais, este meio de comunicação é consumido por mais de 85% da população feirense e brasileira”.

Presente no evento, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Feira de Santana, o jornalista e radialista Denivaldo Costa, disse que, para este meio de comunicação permanecer presente na vida de cada cidadão brasileiro é necessário dar oportunidade aos novos talentos. Assim, o trabalho do radialista será continuado pelas próximas gerações de pessoas dedicadas a produzir e compartilhar conteúdo de relevância para a sociedade. 

Homenageados

Foram homenageados com certificado em alusão ao Dia do Radialista: Valdeir Uchoa, Antônia Serra Soares Paixão, Ednalva Valença, Josevan Costa Anunciação, Pedro Justino, Clóvis Hamilton de Jesus Pedreira, Girlanio Santana Guirra, Marcelo Fernandes, João Paulo Silva de Jesus, Naylton Santana, Fabiano Cerqueira, Leandro Oliveira Santos Santana, Elias Lúcio, Juarez Fernandes, Robson Nascimento, Mário Antônio Lima Leal, Dilson Barbosa, Valter Vieira e Osvaldo Cruz.

Radialistas que marcaram o cenário da comunicação em Feira de Santana também foram mencionados em plenário. Nomes como José Agnaldo dos Santos, conhecido como Categó; Dorival Oliveira; Erivaldo Cerqueira; Giberval Lima, o Tiririca; Valter Sobral; Virgílio Porto, popularmente chamado de Leguelé; Chico Caipira; Luiz Galvão; Edval Souza; Mário Luiz; Maria Aparecida, conhecida como Cida; Alberto Henrique Santos de Oliveira; Joel Magno, também chamado de J. Magno; Rogério Santana; Francisco Mário e Lúcio Moura.

A solenidade foi conduzida pela presidente Eremita Mota, que compôs a Mesa de Honra ao lado do vereador Lulinha; do palestrante da sessão, Valdeir Uchoa; do radialista Framário Mendes; Denivaldo Costa e do jornalista Ordachson Gonçalves.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Campanha da Fraternidade 2024 destaca a amizade social

Campanha da Fraternidade 2024 destaca a amizade social

Lema de 2024 é 'Vós sois todos irmãos e irmãs'
Feira de Santana
Brasil alcança marca de 512 mil casos prováveis de dengue; população deve redobrar os cuidados

Brasil alcança marca de 512 mil casos prováveis de dengue; população deve redobrar os cuidados

O morador que não estiver em casa quando o agente de endemias passar no local pode solicitar...
Feira de Santana
Arquidiocese de Feira de Santana divulga horário das missas na Quarta-feira de Cinzas; confira programação