Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação cultural

A proposta também autoriza o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a apoiar, promover e incentivar a realização de eventos culturais gospel.

06/05/2025 12h01
Câmara de Feira de Santana reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação cultural
Foto: ASCOM Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 14/2025, de autoria do vereador Ismael Bastos, que reconhece oficialmente a cultura gospel como manifestação cultural no município. A proposta também autoriza o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a apoiar, promover e incentivar a realização de eventos culturais gospel.

Apesar de ter recebido parecer contrário da Comissão de Educação e Cultura, o parecer foi derrubado em plenário, e o projeto obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A aprovação unânime foi comemorada pelo autor, que utilizou a tribuna para agradecer aos colegas.

“Gostaria de agradecer a esta casa por ter feito justiça em dois momentos: tanto na rejeição do parecer contrário quanto na aprovação do projeto. Agora, a cultura gospel será reconhecida oficialmente e poderá contar com o apoio da Prefeitura em eventos como festivais de música, de coreografia e peças teatrais nas igrejas”, declarou o vereador Ismael Bastos.

Segundo o texto aprovado, a medida visa garantir igualdade no tratamento das manifestações culturais da cidade.

“A Prefeitura banca micareta, São João, cavalgadas e várias festas, e os evangélicos muitas vezes não têm apoio. Agora, com a lei, isso muda. É uma conquista da representatividade”, destacou o parlamentar.

Durante sua fala, Ismael enfatizou ainda a importância da fé para a população. “A fé, o espiritual, para uma grande parte dos feirenses, é o fator mais importante da vida. Não que calçamento de rua ou remédio no posto não sejam importantes, mas o aspecto espiritual também é essencial”, disse.

O projeto agora segue para sanção do Executivo Municipal.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

O encontro teve como objetivo dialogar com o setor produtivo sobre ações em andamento...
Feira de Santana
Procon fiscaliza pizzarias em Feira de Santana e orienta sobre cobrança indevida de pizzas com dois sabores

Procon fiscaliza pizzarias em Feira de Santana e orienta sobre cobrança indevida de pizzas com dois sabores

A ação, que teve início na semana passada, resultou na notificação de 20 estabelecimentos ...
Feira de Santana
CRAS Fraternidade é reinaugurado após reforma e ampliação em Feira de Santana

CRAS Fraternidade é reinaugurado após reforma e ampliação em Feira de Santana

O CRAS Fraternidade atende em média 80 pessoas por dia, abrangendo não apenas os moradores...