Câmara de Feira de Santana realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Municipal da Consciência Rotária
Evento destacou o trabalho voluntário e o impacto social dos clubes Rotary na cidade e na região

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite de terça-feira (4), uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Rotária, data que reconhece o trabalho social desenvolvido pelos clubes Rotary no município. O evento contou com a presença de autoridades, representantes dos clubes e da governadora do Distrito 4391, Yara Maria Portugal Lima e Cruz.
O vereador Silvio Dias, propositor da sessão solene, destacou a importância da homenagem e o papel dos clubes de serviço no fortalecimento do bem-estar social.

“O Rotary está em todo o mundo, e aqui no Brasil é uma instituição muito forte. O Rotary é olhar para as pessoas e ver como podemos ajudar sem distinção. São mulheres e homens que dedicam parte de suas vidas a fazer o bem”, afirmou o vereador.
Silvio lembrou que a cidade tem destaque dentro da estrutura regional da instituição, já que a governadora do Distrito 4391 é feirense.
“Temos a honra de ter à frente do distrito a governadora Yara Cruz, que, junto com o seu esposo, Luiz Cruz, coordena ações que envolvem três estados. Isso mostra a importância de Feira de Santana para o Rotary”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, a Sessão Solene, que normalmente acontece em agosto, mês oficial da Consciência Rotária, foi adiada por questões de agenda, mas não poderia deixar de ser realizada.
“Não podíamos encerrar o ano sem prestar essa homenagem a homens e mulheres que representam o espírito do serviço voluntário e do compromisso com a comunidade”, acrescentou Silvio Dias.
Durante a cerimônia, a governadora Yara Maria Portugal Lima e Cruz explicou que o Rotary é uma organização internacional de caráter não governamental e composta por líderes de diversas áreas profissionais que atuam de forma voluntária em prol do bem comum.

“O Rotary é uma instituição composta por pessoas que gostam de servir. Todos são voluntários. O nosso distrito abrange Bahia, Sergipe e Alagoas, e aqui em Feira de Santana temos nove clubes ativos, além da Casa da Amizade, formada por senhoras de rotarianos, e os grupos de jovens Rotaract e Interact. Todos unidos por um único objetivo: servir à humanidade”, explicou Yara Cruz.
A governadora detalhou ainda como funciona o processo de ingresso na organização.
“Qualquer pessoa com perfil de liderança e disposta a contribuir pode ser convidada ou procurar um clube para conhecer o trabalho. Após participar de algumas reuniões, ela pode ser convidada a integrar o Rotary. O essencial é que seja alguém ético, comprometido e com desejo genuíno de servir”, destacou.

Yara também enumerou algumas das ações realizadas pelos clubes em Feira de Santana e em outras cidades do distrito.
“Os clubes identificam as comunidades mais vulneráveis e elaboram projetos para atender suas necessidades. Atuamos em várias áreas, como educação, saúde, combate à fome e pobreza, saúde materno-infantil, entre outras. Já realizamos campanhas de doação de cestas básicas, de medicamentos, apoio a hospitais e projetos de combate à poliomielite, que o Rotary tem o compromisso mundial de erradicar”, afirmou.

A Sessão Solene foi marcada por homenagens, reconhecimento e pela reafirmação do compromisso rotariano de continuar servindo à comunidade.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim







