Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana aprova em primeira discussão reajuste de 5,53% para servidores

Vereadores divergem sobre emendas rejeitadas

27/05/2025 14h04
Câmara de Feira de Santana aprova em primeira discussão reajuste de 5,53% para servidores
Foto: Isabel Bomfim

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei nº 005/2025, de iniciativa do Poder Executivo, que concede reajuste salarial de 5,53% aos servidores públicos municipais da Administração Direta e Descentralizada. O projeto prevê que o aumento, válido a partir de 1º de maio, contemplará também servidores inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência, desde que preencham os requisitos legais.

Segundo o texto, o menor vencimento da administração municipal passará a ser de R$ 1.504,00. O reajuste proposto levou em consideração o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado entre maio de 2024 e abril de 2025.

O vereador José Carneiro, líder do governo na câmara, explicou que a proposta do Executivo atende, em parte, à recomposição salarial dos servidores, mas destacou que uma emenda do vereador Silvio Dias (PT), que previa reajuste de 6,27% para todos os profissionais da educação, foi considerada inconstitucional e rejeitada.

“O vereador não tem poder para apresentar emenda determinando percentual de aumento salarial. Isso é matéria exclusiva do Executivo. A emenda não apresentou impacto financeiro nem a fonte dos recursos. Na gestão anterior, intervi junto ao então prefeito Colbert para incluir os agentes comunitários de saúde e de endemias. Hoje, o prefeito José Ronaldo me afirmou que essas categorias já foram contempladas em janeiro com o reajuste do salário mínimo, pois recebem dois salários mínimos”, explicou Zé Carneiro.

Em contraponto, o vereador Silvio Dias criticou a proposta do Executivo por, segundo ele, não cumprir integralmente a Portaria nº 77 do Ministério da Educação, que estabelece reajuste de 6,27% para o Piso Nacional da Educação.

“O governo só concedeu esse percentual mínimo a quem está na base da carreira. Para os demais profissionais, o reajuste foi menor, o que gera um achatamento salarial. Apresentei uma emenda para corrigir isso e estender os 6,27% a todos, como já acontece em cidades como Salvador, onde o reajuste chegou a 9,65% para algumas categorias. Também apresentei uma emenda para estender o reajuste aos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que são fundamentais para a saúde pública e ficaram de fora do projeto”, disse Silvio.

De acordo com o parlamentar, ambas as emendas foram rejeitadas com o argumento de que criariam despesas não previstas, o que ele considera uma leitura equivocada.

“Não estávamos criando novas despesas, apenas corrigindo falhas do Executivo. Os recursos para o reajuste dos professores, por exemplo, vêm do governo federal. Não há impacto no orçamento municipal. A função da Câmara é justamente aprimorar os projetos enviados pelo Executivo, e não apenas referendar o que chega de lá como se fosse imutável”, completou.

O projeto ainda passará por segunda votação, prevista para esta quarta-feira (28), antes de seguir para sanção do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Jerônimo Rodrigues entrega cozinhas comunitárias e autoriza restauração de santuário em Feira de Santana

Jerônimo Rodrigues entrega cozinhas comunitárias e autoriza restauração de santuário em Feira de Santana

Cozinhas solidárias beneficiarão comunidades locais; restauração do santuário reforça...
Feira de Santana
Secretário de Saúde anuncia acordo para pagamento retroativo do piso da enfermagem em reunião com sindicato

Secretário de Saúde anuncia acordo para pagamento retroativo do piso da enfermagem em reunião com sindicato

Secretário de Saúde reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da...
Feira de Santana
Inscrições abertas para artistas locais nos festejos de São João e São Pedro em Feira de Santana

Inscrições abertas para artistas locais nos festejos de São João e São Pedro em Feira de Santana

Os artistas têm até o dia 3 de junho para se inscrever exclusivamente por meio do formulário...