Feira de Santana

Câmara de Feira aprova em primeira discussão projeto que isenta tributos de permissionários afetados pela pandemia

Iniciativa do executivo abrange feirantes, ambulantes, transporte escolar e permissionários de mercados e centros de abastecimento

04/06/2025 12h12
Câmara de Feira aprova em primeira discussão projeto que isenta tributos de permissionários afetados pela pandemia
Imagem: reprodução

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (04), o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de isenção, remissão e anistia de tributos, tarifas, preços públicos e multas a diversas categorias impactadas economicamente pela pandemia da COVID-19.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Lima, explicou a importância da matéria.

“É um projeto super importante para a cidade. O prefeito tem feito isso com diversas categorias, inclusive no IPTU — já demos isenção para os residenciais do Minha Casa, Minha Vida — e agora ele manda esse projeto para atender os permissionários dos mercados públicos e anexos”, afirmou.

A proposta prevê benefícios fiscais para concessionários e permissionários de mercados públicos, pátios de feiras, feiras livres, camelôs, vendedores ambulantes, centros de abastecimento e outros equipamentos públicos voltados ao comércio popular, como o Mercado de Arte Popular, além de prestadores do serviço de transporte escolar regularizado junto à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

“Esses permissionários pagam uma taxa mensal para utilizar os boxes. Durante a pandemia, com o fechamento dos comércios, muitos ficaram sem pagar. Naturalmente, era um momento difícil. Agora, para que o prefeito possa conceder a isenção, precisa passar pela Câmara e hoje aprovamos em primeira discussão”, explicou o presidente.

O projeto também contempla os saldos de contratos com o Município para o Serviço de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC), licitados em 2017. Segundo o texto, os benefícios abrangem fatos geradores entre março de 2020 e dezembro de 2024, sendo permitidas:

Além disso, conforme previsto na legislação, os benefícios serão compensados com ações como a ampliação da base tributária e aumento da arrecadação do ICMS por meio de ajustes e recursos administrativos junto à Secretaria da Fazenda do Estado.

A votação foi aprovada com maioria favorável, tendo três votos contrários.

“Ficamos tristes por esses vereadores da oposição votarem contra, já que o projeto beneficia justamente quem mais precisa: os camelôs, permissionários dos centros de abastecimento, das feiras livres, do mercado de arte e também do transporte escolar”, criticou.

O vereador destacou ainda que o projeto deve ser aprovado sem dificuldades na segunda votação:

“Sempre os projetos são votados em duas discussões. Retornaremos na próxima terça-feira e, com certeza, não haverá dificuldades. A base do governo está atenta a essas situações.”

O foco da proposta é justamente cobrir o período mais crítico da pandemia, como esclareceu Marcos Lima.

“Esse projeto se refere apenas ao período da pandemia — 2020, 2021, chegando até 2022. O governo também pode dar isenção nas multas e juros desse período, e muitos estão aguardando isso para negociar os débitos e regularizar a situação.”

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Há cerca de 20 anos, os imóveis populares eram construídos como numa linha de produção,...
Feira de Santana
Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Qualquer oscilação ou queda de energia que cause prejuízo ao consumidor gera obrigação...
Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...