Brasil

Câmara aprova urgência de projeto que protege crianças e adolescentes na internet

Proposta, conhecida como “ECA digital”, terá mérito votado nesta quarta-feira (20)

19/08/2025 19h40
Câmara aprova urgência de projeto que protege crianças e adolescentes na internet
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o regime de urgência do projeto que estabelece regras para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Pelo acordo entre líderes partidários, a análise do mérito deve ocorrer na quarta-feira (20).

A aprovação foi simbólica, sem registro nominal dos votos. Parlamentares da oposição protestaram, mas o presidente da sessão, Hugo Motta, afirmou que não havia requerimento de votação nominal naquele momento. “A decisão está tomada, votação feita e proclamado o resultado. Amanhã votaremos o mérito da matéria”, disse Motta.

O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já havia sido aprovado no Senado e chegou à Câmara em dezembro de 2024. Com a urgência, a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa.

Conhecido como “ECA digital”, o texto prevê medidas de proteção de menores de idade na internet, incluindo controle parental, proteção de dados, publicidade digital, filtros de conteúdo e obrigações para provedores e fornecedores de produtos online.

O debate público sobre a “adultização” de crianças e adolescentes ganhou força após denúncias do youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, sobre conteúdos nas redes sociais que sexualizam menores.

O relator do projeto na Comissão de Comunicação, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), afirmou que a proposta está madura e descartou riscos de censura. Nesta quarta-feira, o plenário terá um debate em formato de comissão geral com especialistas para discutir o tema, que também será analisado em grupo de trabalho da Câmara.

Protestos da oposição 

Deputados bolsonaristas ameaçam a aprovação do projeto de proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, apontando que o texto contém o que consideram ser censura às redes sociais. Segundo a deputada Caroline de Toni (PL-SC), e o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), o partido vai obstruir a votação, prevista para esta terça-feira (19) e quarta-feira (20). O líder do Novo, Marcel van Hattem (RS), também declarou obstrução.

Comentários

Leia também

Brasil
Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli

Defesa alegou problemas de saúde e pediu prisão domiciliar, mas Corte rejeitou recurso...
Brasil
Governo lança programa “Gás para Todos” para famílias de baixa renda

Governo lança programa “Gás para Todos” para famílias de baixa renda

Novo benefício vai substituir o Auxílio Gás e deve atender cerca de 15 milhões de famílias...
Brasil
PF investiga desvio de R$ 50 milhões em recursos do Fundeb

PF investiga desvio de R$ 50 milhões em recursos do Fundeb

Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão em residências de pessoas físicas,...