Câmara aprova projeto que declara utilidade pública associações de cavalgada em Feira
A proposição foi aprovada, em primeira discussão, na sessão desta quarta-feira e segue para a segunda apreciação em plenário
Responsável por desenvolver atividades de relevância nas comunidades rurais, os vaqueiros devem ter participação valorizada nas cavalgadas realizadas em Feira de Santana. A opinião é de Jucimario Vitório de Jesus, presidente da Associação dos Organizadores da Cavalgada, Missa de Vaqueiros e Festejos Equestres da cidade de Feira de Santana e Cidades Circunvizinhas. Ao discursar na Tribuna Livre da Câmara Municipal, nesta quarta (05), ele disse ter observado eventos em que os cavalos não acompanham o percurso e o som é de baixa qualidade.
A valorização do vaqueiro, no entanto, não se resume à preparação de estruturas para apresentação de bandas musicais, acrescenta. “A prioridade é o vaqueiro e as pessoas locais, para gerar emprego e renda de forma direta e indireta”. Para tanto, segundo o presidente da associação, é necessário maior apoio do Poder Público na organização desses eventos, a fim de garantir a realização desta manifestação cultural dentro dos seus aspectos tradicionais.
Compreendendo a importância das atividades desta associação, o vereador Silvio Dias protocolou o Projeto de Lei 014/20222, que a declara como de Utilidade Pública. A proposição foi aprovada, em primeira discussão, na sessão desta quarta-feira e segue para a segunda apreciação em plenário.
*CMFS