Câmara aprova Festa de Santa Bárbara como “patrimônio imaterial” de Feira
Um projeto de lei, declarando o reconhecimento da manifestação cultural feirense, foi aprovado na quinta (27), em segunda votação na Câmara.
Realizada anualmente, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, pelos feirantes que atuam no local, a tradicional Festa de Santa Bárbara deve se tornar patrimônio imaterial do Município. Um projeto de lei, declarando o reconhecimento da manifestação cultural feirense, foi aprovado na quinta (27), em segunda votação na Câmara.
De autoria do vereador Pedro Américo (Cidadania), a proposta autoriza a Prefeitura, através dos órgãos competentes, a adotar todas as providências necessárias para a promoção de ações relativas à nova condição conferida aos festejos.
Celebrada como padroeira dos feirantes, conforme justificativa do autor, a santa católica, que no sincretismo religioso é chamada de “Iansã”, é homenageada com programações diversas no dia 4 de dezembro, no Centro de Abastecimento. Além de fiéis e comerciantes, há grande participação de pessoas da comunidade no evento.
Se destacam nessas comemorações, segundo Pedro Américo, atividades como roda de samba e o tradicional caruru, servido há aproximadamente cinco décadas. A tradição da festa e o engajamento da população, conforme argumenta o parlamentar, comprovam o amplo prestígio obtido junto aos feirenses.
“Desta forma, entendemos que merece receber deste Poder Legislativo o reconhecimento formal como patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana”, afirmou. O projeto agora segue para aguardar a sanção do prefeito José Ronaldo