Política

Câmara aprova emendas do Senado à MP dos Planos de Saúde

A Medida Provisória 1067/2021 vai finalmente ser encaminhada à sanção presidencial. Aprovada no Senado com a adição de duas emendas, a matéria estava aguardando para ser apreciada novamente na Câmara e tinha prazo de vigência o dia de hoje (10). A medida obriga planos de saúde a incorporarem em sua assistência novos tratamentos caso a […]

11/02/2022 09h30
Câmara aprova emendas do Senado à MP dos Planos de Saúde

A Medida Provisória 1067/2021 vai finalmente ser encaminhada à sanção presidencial. Aprovada no Senado com a adição de duas emendas, a matéria estava aguardando para ser apreciada novamente na Câmara e tinha prazo de vigência o dia de hoje (10).

A medida obriga planos de saúde a incorporarem em sua assistência novos tratamentos caso a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não cumpra com o prazo para decidir sobre isso.

A primeira emenda aprovada aumenta o prazo para a conclusão da análise de processo e entrega do parecer por parte da ANS para a inclusão dos tratamentos na lista de fornecimento obrigatório pelos planos. O texto original, que foi alterado pelos senadores, propunha 120 dias prorrogáveis por mais 60. Com a aprovação da emenda, sobe para 180 dias, prorrogáveis em mais 90.

Já na segunda emenda, apenas o trecho que determina sobre os tratamentos contra o câncer terem prazo mais curto, de 120 dias contando da data em que teve o pedido protocolado, sendo prorrogável por mais 60 dias corridos, é que foi aprovado.

Houve também uma terceira emenda proposta pelos senadores; porém, esta não obteve quórum para que fosse aprovada pelos deputados. Ela proibia reajustes dos planos fora dos prazos definidos pela lei que regula o setor (Lei 9656/1998). A Casa acatou o pedido de rejeição feito pela relatora do projeto Silvia Cristina (PDT-RO). Para ela o reajuste é “desnecessário” e, por já ocorrer uma vez ao ano, se tornaria inconstitucional.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Política
8/1: Após dois anos de ataques, STF condenou 371 pessoas; 122 estão foragidos

8/1: Após dois anos de ataques, STF condenou 371 pessoas; 122 estão foragidos

Levantamento foi feito pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos ...
Política
Lula confirma substituição de Paulo Pimenta na Secom por Sidônio Palmeira

Lula confirma substituição de Paulo Pimenta na Secom por Sidônio Palmeira

Após meses de especulações, o presidente anunciou a troca no comando da Secretaria de...
Política
Senado gastou mais de R$ 2,3 milhões para restaurar itens depredados no 8 de Janeiro