Caixa oferece oferece crédito como incentivo para MEI
A iniciativa integra o Programa Acredita, em parceria com o Governo Federal e bancos federais.
Está disponível na Caixa Econômica Federal o Giro Caixa ProCred, uma operação de crédito voltada exclusivamente para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas. O valor do empréstimo pode chegar a até 30% do faturamento da empresa no ano anterior, limitado a R$ 50 mil, sujeito à análise de crédito. A iniciativa integra o Programa Acredita, em parceria com o Governo Federal e bancos federais.
Rafael Miranda, superintendente da Caixa nas regiões Norte e Sul da Bahia, detalhou o programa.
“O ProCred é uma linha de crédito que oferece capital de giro com condições mais vantajosas para os micro e pequenos empreendedores. As taxas de juros são de 5% ao ano, acrescidas da Selic, com um prazo total de 48 meses, sendo os primeiros 12 meses de carência e os 36 meses seguintes destinados à amortização.”
Quem pode acessar o ProCred?
O programa é direcionado a MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Para contratar a linha de crédito, os interessados precisam compartilhar o faturamento de 2023 com a Caixa, utilizando o portal e-CAC da Receita Federal.
“O objetivo é alcançar o maior número possível de empreendedores, gerando impacto positivo na economia com a criação de empregos e renda”, acrescentou Miranda.
Como contratar?
A contratação pode ser feita de duas maneiras:
- Jornada digital: O cliente pode acessar o aplicativo Caixa Tem para contratar o crédito de forma simples e rápida, incluindo a abertura de uma conta MEI digital, sem necessidade de digitalizar documentos.
- Jornada presencial: O interessado pode procurar uma agência da Caixa com os documentos constitutivos da empresa e comprovantes fiscais do último exercício.
Segundo Rafael Miranda, essa flexibilização no processo visa facilitar o acesso ao crédito para os pequenos empreendedores:
“A proposta é simplificar o processo de contratação, permitindo que os recursos estejam disponíveis rapidamente para atender às necessidades do negócio.”
Para mais informações, acesse o site caixa.gov.br ou visite a agência Caixa mais próxima.
*Com informações do repórter Robson Nascimento