Cultura

Bule Bule é homenageado com a Comenda da Ordem 2 de Julho em cerimônia no MAC Bahia

Representantes da cultura baiana foram homenageados, na última semana, com a Comenda da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria concedida pelo Estado. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador. Entre os agraciados, […]

03/08/2025 18h03
Bule Bule é homenageado com a Comenda da Ordem 2 de Julho em cerimônia no MAC Bahia
Foto: Caio Diniz

Representantes da cultura baiana foram homenageados, na última semana, com a Comenda da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria concedida pelo Estado. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador.

Entre os agraciados, destaque para o poeta popular, músico e repentista Antônio Ribeiro da Conceição, o mestre Bule Bule, reconhecido como um dos principais guardiões das tradições musicais sertanejas da Bahia. Natural do município de Antônio Cardoso, Bule Bule foi celebrado por sua trajetória dedicada à cultura popular, à liberdade de expressão e à preservação das raízes do povo baiano.

Presente na cerimônia, o prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, destacou a importância do reconhecimento ao artista:
“Com muito orgulho, vi o nosso mestre Bule Bule, guardião da cultura popular do nosso município, que leva o nome da nossa terra para todo o mundo, ser reconhecido com essa que é a maior honraria concedida pelo Estado. Um filho de Antônio Cardoso sendo celebrado por tudo que representa”, publicou em suas redes sociais.

A comenda reconhece personalidades que contribuem com a valorização da liberdade, da democracia e dos direitos do povo baiano. Para o prefeito, a homenagem também representa o reconhecimento da cultura como pilar fundamental da identidade e do futuro da Bahia: “Na Bahia, liberdade se reconhece, se valoriza e se premia. E ontem, a história foi escrita com viola e poesia.”

A cerimônia foi marcada por emoção, celebração e reafirmação do compromisso com a cultura e com os valores históricos do povo baiano.

Comentários

Leia também

Cultura
Feirense Rachel Reis é indicada ao Grammy Latino com álbum ‘Divina Casca’

Feirense Rachel Reis é indicada ao Grammy Latino com álbum ‘Divina Casca’

Álbum concorrerá ao 26ª edição do Grammy Latino, que ocorrerá no dia 13 de novembro,...
Cultura
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

Longa estrelado por Wagner Moura vai disputar vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional ...
Cultura
Academia Brasileira de Cinema define finalistas para disputar vaga no Oscar 2026

Academia Brasileira de Cinema define finalistas para disputar vaga no Oscar 2026

Seis longas brasileiros disputam vaga no Oscar, com O Agente Secreto despontando como favorito...