Bule Bule é homenageado com a Comenda da Ordem 2 de Julho em cerimônia no MAC Bahia
Representantes da cultura baiana foram homenageados, na última semana, com a Comenda da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria concedida pelo Estado. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador. Entre os agraciados, […]
Representantes da cultura baiana foram homenageados, na última semana, com a Comenda da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, maior honraria concedida pelo Estado. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), no bairro da Graça, em Salvador.
Entre os agraciados, destaque para o poeta popular, músico e repentista Antônio Ribeiro da Conceição, o mestre Bule Bule, reconhecido como um dos principais guardiões das tradições musicais sertanejas da Bahia. Natural do município de Antônio Cardoso, Bule Bule foi celebrado por sua trajetória dedicada à cultura popular, à liberdade de expressão e à preservação das raízes do povo baiano.
Presente na cerimônia, o prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, destacou a importância do reconhecimento ao artista:
“Com muito orgulho, vi o nosso mestre Bule Bule, guardião da cultura popular do nosso município, que leva o nome da nossa terra para todo o mundo, ser reconhecido com essa que é a maior honraria concedida pelo Estado. Um filho de Antônio Cardoso sendo celebrado por tudo que representa”, publicou em suas redes sociais.
A comenda reconhece personalidades que contribuem com a valorização da liberdade, da democracia e dos direitos do povo baiano. Para o prefeito, a homenagem também representa o reconhecimento da cultura como pilar fundamental da identidade e do futuro da Bahia: “Na Bahia, liberdade se reconhece, se valoriza e se premia. E ontem, a história foi escrita com viola e poesia.”
A cerimônia foi marcada por emoção, celebração e reafirmação do compromisso com a cultura e com os valores históricos do povo baiano.