Brincadeiras são essenciais para desenvolvimento da criança, diz educadora
Coordenação motora, memorização e criatividade são algumas das habilidades desenvolvidas
A educação infantil eficiente é composta por vários fatores que além da rotina escolar, também envolve as brincadeiras, que são parte importante para o desenvolvimento da criança. Segundo a educadora Darlene Lima, o ato de brincar é uma espaço para desenvolver a criatividade e imaginação.
“São vários aspectos que nos levam a falar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento, não só da criança, mas de todo o ser humano. Eu acho que o adulto precisa ser brincante, da infância até a fase adulta, devemos brincar”, disse a professora em entrevista ao De Olho na Cidade.
A educadora salienta que o processo de brincar pode desenvolver a coordenação motora, melhora cognitiva, raciocionio lógico, memória, sociabilidade e comunicação, empatia, agilidade, dentre outras. A partir das brincadeiras as crianças podem descobrir seus talentos que as guiarão até a vida adulta.
O jogo da memória, amarelinha, cabo de guerra, passa anel, pular corda, são algumas brincadeiras que desenvolvem coordenação motora, cognição e mobilidade corporal: “É importante que essas brincadeiras estejam na rotina e no planejamento das escolas”.
No âmbito da escola, os projetos pedagógicos já precisam ser direcionados para o processo de brincadeira, com uma diversidade de atividades, pois as crianças precisam brincar todos os dias.Um dos desafios da atualidade é incentivar as brincadeiras tradicionais e inibir a exposição ao digital.
A professora alerta que muitos pais entregam celulares aos filhos para mantê-los relaxados, contudo, apesar de ser uma opção simples e fácil pode causar danos aos pequenos: “O que é um ‘nada’ para um adulto pode ser ‘muito’ para a criança”.
O ideal é sempre incentivar brincadeiras tradicionais, e não deixar que o celular seja a principal opção para os pequenos.