Conclave

Brasileiros vivem expectativa pela fumaça branca no segundo dia de conclave

Muitos acreditam que o anúncio pode acontecer ainda nesta manhã.

08/05/2025 05h41
Brasileiros vivem expectativa pela fumaça branca no segundo dia de conclave
Foto: Jorge Biancchi

A quinta-feira (8) começou com expectativa e emoção na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde fiéis do mundo inteiro se reúnem para acompanhar o segundo e possivelmente decisivo dia do conclave que elegerá o novo papa. Por volta das 4h (horário de Brasília), o movimento ainda era tímido, mas a segurança já estava reforçada com detectores de metais e revista nas entradas. A primeira votação do dia estava prevista para começar 5h30, seguida de uma segunda rodada por volta das 7h. Em ambas, se o novo papa for escolhido, a tão aguardada fumaça branca será liberada pela chaminé da Capela Sistina.

As expectativas de decisão são altas. Em 2013 e 2005, anos dos dois últimos conclaves, os papas foram definidos já no segundo dia de votação. Muitos acreditam que o anúncio pode acontecer ainda nesta manhã.

Entre os fiéis que aguardam na Praça está o administrador Cristiano Paulinelli de Araújo, que veio de Brasília ao lado da esposa, Marcela de Araújo Rosa Paulinelli. O casal compartilhou com nossa equipe a emoção de viver este momento histórico em solo italiano.

“Talvez saia hoje, mas também pode ser amanhã ou depois — comentou Cristiano, confiante, mas consciente do mistério que envolve o processo. — Eu vi inclusive o filme Conclave e pode ser que demore um pouco, mas a expectativa é que saia hoje. Quem sabe a gente presencia a fumaça branca aqui.

Marcela, também destacou a singularidade da experiência.

“É um momento histórico e a gente tem o privilégio de fazer parte. Estamos na expectativa aqui”, afirmou.

Muitos outros brasileiros também chegam à Praça com a esperança de testemunhar o anúncio do novo papa. Um grupo vindo do Espírito Santo expressou sentimentos semelhantes: encantamento e incerteza.

“Uma experiência nova, né? Nunca foi programado. A gente está aqui para assistir esse momento épico da história” — disse Charlie Luz, professor de Educação Física. — “Mas eu acredito que a fumaça não vai sair hoje, politicamente eles vão segurar o máximo possível.”

Foto: Jorge Biancchi

Kelly Mantegazzini, consultora de imagem, compartilha da mesma visão: “Eu também acredito que essa fumaça não saia hoje. Mas é um privilégio participar desse momento histórico. A gente chegou ontem, então quanto mais demorar, melhor, mas como vamos deixar Roma ainda hoje, esperamos que saia logo.”

Keila Mantegazzini, supervisora de uma empresa terceirizada, também demonstrou entusiasmo com a experiência: “O desejo era que a fumaça branca saísse hoje pra gente poder presenciar, mas acredito que não saia ainda.”

Religiosos brasileiros também marcam presença em Roma. O padre Antônio Luís, da Congregação dos Oblatos de São José, falou sobre essa expectativa.

“Eu sou da Congregação dos Oblatos de São José e atualmente vivo e trabalho em Curitiba, Paraná. Estamos aqui em Roma para um congresso da Congregação que já estava marcado há três meses. Aproveitamos para viver esse momento único. A fumaça deve demorar um pouco ainda. Acho que ainda não é o momento da fumaça branca, mas esperamos que até a tarde ela apareça.”

Sobre a possibilidade de uma decisão já na primeira votação do dia, padre Antônio é cauteloso:

“Eu acredito que não. Acho que ainda há necessidade de mais diálogo entre os cardeais, para que a votação seja feita com tranquilidade e guiada pelo Espírito Santo”, completou.

Foto: Jorge Biancchi

Também presente no congresso e na Praça, o padre Sérgio José de Sousa, de Apucarana (PR), compartilhou da mesma prudência:

“Ainda é muito cedo pra fumaça branca, mas acredito que no finalzinho da tarde, sim, poderemos ter uma definição.”

A cobertura segue ao vivo direto do Vaticano. A qualquer momento, a fumaça pode indicar ao mundo que o novo pontífice foi escolhido. Até lá, os olhares permanecem voltados à chaminé da Capela Sistina — e os corações, à espera de um sinal branco no céu de Roma.

*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma

Comentários

Leia também

Conclave
“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

Apesar da surpresa, a baiana demonstrou confiança e fé na escolha feita pelo conclave...
Conclave
Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina
Conclave
‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

Padre Gerson Figueiredo reforçou que a escolha do nome não é casual