Brasil

Brasil vai cobrar explicações dos EUA sobre deportação de brasileiros algemados

Grupo com 88 brasileiros chegou a Belo Horizonte na noite deste sábado (25)

26/01/2025 16h52
Brasil vai cobrar explicações dos EUA sobre deportação de brasileiros algemados
Foto: Ministério da Justiça

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil vai encaminhar pedido de esclarecimento ao governo dos Estados Unidos sobre a deportação de brasileiros em condições degradantes, incluindo o uso de algemas. Segundo o Itamaraty, a pasta segue acompanhando de perto as mudanças nas políticas migratórias norte-americanas para assegurar a proteção, segurança e dignidade dos cidadãos brasileiros no país.

Em nota, o MRE destacou que o “uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”. O ministério também informou ter reunido informações detalhadas com a Polícia Federal e a Aeronáutica sobre o tratamento dado aos deportados, que chegaram ao Brasil algemados nos pés e mãos em um voo do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) com destino a Belo Horizonte.

A aeronave fez uma escala no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. “As autoridades brasileiras não autorizaram o seguimento do voo fretado para Belo Horizonte na noite de sexta-feira em função do uso das algemas e correntes, do mau estado da aeronave, com sistema de ar condicionado em pane, entre outros problemas, e da revolta dos 88 nacionais a bordo pelo tratamento indigno recebido”, informou o Itamaraty.

Após pernoitarem em Manaus, os deportados seguiram para Belo Horizonte no sábado. O governo brasileiro ressaltou que, desde 2018, aceitou os voos de repatriação para reduzir o tempo de permanência de brasileiros em centros de detenção nos EUA, mas considera “inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas”. Membros da cúpula da Polícia Federal afirmaram que não é comum que brasileiros deportados dos EUA retornem ao país algemados e acorrentados.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude contra aposentados

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude contra aposentados

A pedido da Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União ingressou nesta...
Brasil
Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Governo Lula bloqueia bens de 12 associações acusadas de fraudar descontos no INSS

Investigação aponta criação de entidades de fachada e uso de "laranjas" para desviar...
Brasil
Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

O líder do órgão afirmou que mais informações devem ser divulgadas na próxima semana ...