Esporte

Brasil vai à final da Copa América Feminina e garante vaga olímpica

Seleção bate Paraguai e também se assegura na próxima Copa do Mundo

27/07/2022 07h50
Brasil vai à final da Copa América Feminina e garante vaga olímpica
Foto: Thais Magalhães/CBF

A presença brasileira na Olimpíada de Paris (França) está oficialmente confirmada. Nesta terça-feira (26), faltando exatamente dois anos para os Jogos de 2024, a seleção feminina de futebol se tornou a primeira equipe a garantir presença no evento com a vaga à final da Copa América, disputada na Colômbia. Pela semifinal, o time de Pia Sundhage bateu o Paraguai por 2 a 0 no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, mesmo palco onde decidirá o título continental no sábado (30), às 21h (horário de Brasília), contra as anfitriãs.

Além do lugar em Paris, o Brasil se garantiu na Copa do Mundo do ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia. Ao contrário da Olimpíada, para a qual se classificariam somente os finalistas, os três primeiros da Copa América vão diretamente ao Mundial. O terceiro colocado será conhecido nesta sexta-feira (29), às 21h, no Estádio Centenário, em Armenia, no confronto entre Paraguai e Argentina. Quem perder, disputará a seletiva internacional ao lado do Chile, que ficou em quinto lugar.

O Brasil é o maior vencedor da Copa América, com sete títulos em oito edições, sendo os três últimos consecutivos. Somente em 2006, quando a Argentina sediou o torneio e levou a taça, é que as brasileiras ficaram na segunda posição. A Colômbia, adversária na decisão, busca um feito inédito, após dois vices, em 2010 e 2014, ambos para a seleção canarinho.

Além de Brasil e Colômbia, os Estados Unidos e a anfitriã França estão assegurados na Olimpíada de Paris. As norte-americanas se garantiram com o título do Campeonato das Américas do Norte e Central e Caribe, realizado no México, conquistado no dia 18, ao derrotarem o Canadá (atual campeão olímpico) por 1 a 0 na final.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Esporte
Copa tem dois dias de pausa antes de quartas de final; veja agenda

Copa tem dois dias de pausa antes de quartas de final; veja agenda

Jogos serão retomados na sexta-feira (09)
Esporte
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, será homenageado pela Fifa no Catar

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, será homenageado pela Fifa no Catar

Em quase nove meses da gestão de Ednaldo Rodrigues na CBF, foram 104 iniciativas mapeadas...

Portugal derrota Suíça e se classifica às quartas de final

Com uma vitória espetacular de 6 a 1 no jogo desta terça-feira (6) contra a Suíça,...