Brasil

Brasil reduz em 11% as mortes violentas nos primeiros quatro meses de 2025

Dados foram compilados pelos governos estaduais e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

08/06/2025 20h45
Brasil reduz em 11% as mortes violentas nos primeiros quatro meses de 2025
Foto: Fotos Públicas

O Brasil teve uma redução de 11% nas mortes violentas nos primeiros quatro meses de 2025. Entre janeiro e abril, foram 11.886 casos, contra 13.387 no mesmo período do ano passado, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Essa queda mantém a tendência de redução que vem sendo observada desde 2020, quando o país registrou 16.531 mortes violentas no primeiro quadrimestre. Em cinco anos, a queda acumulada chega a 28%.

Os dados são enviados pelos governos dos 26 estados e do Distrito Federal e incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Alta no Rio de Janeiro

Entre todos os estados, apenas o Rio de Janeiro registrou aumento nos três indicadores de violência medidos pelo Sinesp.

A base de dados serve de referência para o Ministério da Justiça e Segurança Pública planejar políticas de combate à violência no país.

*Por: Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ela estava internada desde julho, quando passou por uma traqueostomia
Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...