Política

Brasil reage à taxação dos EUA sobre aço e alumínio

Ministro Alexandre Padilha descarta retaliação e reforça a defesa do livre comércio, enquanto governo monitora impactos da medida

11/02/2025 20h15
Brasil reage à taxação dos EUA sobre aço e alumínio
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio.

Padilha destacou que o Brasil não pretende adotar medidas de retaliação e reforçou a defesa do livre comércio. “O Brasil não incentiva nem participará de nenhuma guerra comercial. Sempre defendemos o fortalecimento do livre comércio”, afirmou o ministro durante um encontro com prefeitos em Brasília, nesta terça-feira (11).

O ministro também ressaltou a importância do diálogo internacional. “O presidente Lula tem sido claro, assim como outros líderes mundiais: uma guerra comercial não beneficia ninguém. Um dos avanços mais importantes dos últimos anos foi a criação de instrumentos para negociações entre os países”, acrescentou.

A nova tarifação dos Estados Unidos afeta diversos países e entra em vigor em 12 de março. O Brasil, ao lado de Canadá e México, está entre os maiores exportadores de aço para o mercado americano.

Medidas semelhantes já foram adotadas por Trump em seu primeiro mandato, resultando em preocupações para o setor siderúrgico brasileiro. Na época, algumas empresas chegaram a anunciar demissões, mas recuaram após a suspensão das tarifas.

Padilha informou que o governo ainda não discutiu a questão em profundidade, mas pretende buscar o diálogo para solucionar o impasse.

O governo Lula acompanha com atenção a implementação das tarifas, que foram detalhadas pela Casa Branca na noite de segunda-feira (10/2). Esta é a primeira vez que o Brasil é diretamente afetado por esse tipo de taxação sob a gestão de Trump. Anteriormente, medidas semelhantes foram impostas a Canadá, México e China, com alguns países conseguindo revertê-las por meio de negociações.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques a prefeita de Crateús

Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques a prefeita de Crateús

Justiça analisa acusações de violência política de gênero contra Janaína Farias ...
Política
STF mantém segurança reforçada em segunda semana de julgamento de Bolsonaro

STF mantém segurança reforçada em segunda semana de julgamento de Bolsonaro

Ex-presidente e mais sete réus são julgados por tentativa de golpe após eleições de...
Política
Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Mudança na Lei da Ficha Limpa antecipa prazo de inelegibilidade e pode reduzir afastamento de políticos

Segundo o especialista, políticos que cometeram irregularidades eleitorais poderão voltar...