Brasil

Brasil lidera investimentos internacionais em energia renovável, aponta relatório da ONU

O país recebeu mais investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, baterias para carros elétricos e agricultura sustentável

16/10/2023 08h54
Brasil lidera investimentos internacionais em energia renovável, aponta relatório da ONU
Foto: Pixabay

Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) – pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) – revelou que o Brasil foi o país que mais recebeu investimentos internacionais em projetos de energia renovável, entre os anos de 2015 e 2022.

Segundo o documento, o Brasil recebeu US$ 114,8 bilhões nos últimos sete anos. O montante representa 11% do total de investimentos estrangeiros em países que têm suas economias classificadas como “emergentes”.

Entre as áreas nas quais o Brasil mais recebeu investimentos estão: pesquisa e desenvolvimento; baterias para carros elétricos; agricultura sustentável. O relatório também deu destaque para projetos sustentáveis brasileiros, entre eles: projetos de energia solar e o mercado de carbono.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da matriz elétrica brasileira vem de fontes renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas.
O Vietnã foi o 2º país que mais recebeu investimentos internacionais no setor energético renovável em países emergentes. O país asiático recebeu 10% do total, o equivalente a cerca de US$ 106,8 bilhões no período. Em seguida estão o Chile, a Índia e o Cazaquistão.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Mais de 1,3 milhão de beneficiários do INSS já pediram reembolso por descontos indevidos

Consulta e solicitação de devolução estão disponíveis desde quarta-feira (14); maioria...
Brasil
Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária

Medida tenta preservar mercado após detecção do primeiro foco da doença em granja comercial...
Brasil
Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Nascimentos e óbitos caem no Brasil em 2023, aponta IBGE

Centro-Oeste foi a única região com aumento de registros de nascimentos; óbitos recuaram...