Brasil

Brasil, Indonésia e Congo criam acordo para preservar florestas tropicais

Valorização da biodiversidade é uma das metas dos três países

15/11/2022 16h29
Brasil, Indonésia e Congo criam acordo para preservar florestas tropicais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Itamaraty informou que os três países detentores das maiores florestas tropicais do mundo – Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo – firmaram uma aliança para preservação do bioma. O anúncio foi feito na segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores.

O texto final do comunicado conjunto pode ser consultado aqui (clique). O comunicado foi firmado em Bali, na Indonésia, por representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da República da Indonésia e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República Democrática do Congo.

A criação da aliança tinha sido anunciada no último dia 7, no Egito, durante a COP27, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. A iniciativa é consequência de tratativas iniciadas durante a COP26, em Glasgow, Escócia, que tiveram continuidade na reunião de ministros do Meio Ambiente do G20, em agosto, em Bali, e aprofundadas durante a pré-COP, em Kinshasa, em outubro passado.

O objetivo da coalizão é valorizar a biodiversidade dos países e promover remuneração justa pelos serviços ecossistêmicos prestados pelas três nações – especialmente por meio de créditos de carbono de floresta nativa. A aliança sinaliza para a comunidade internacional que o tema da conservação e uso sustentável desse ativo ambiental deve ser capitaneado por aqueles que detêm as principais florestas do mundo.

Em agosto, durante reunião bilateral entre os ministros Joaquim Leite, do Brasil, e Luhut Binsar Pandjaitan, da Indonésia, o Ministério do Meio Ambiente apresentou políticas ambientais desenvolvidas ao longo dos quatro últimos anos, como protagonismo na criação do mercado global de carbono, na COP26, o decreto que estabelece o Mercado Brasileiro Créditos de Carbono, o Programa Metano Zero e o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Floresta+.

Na ocasião, o representante da Indonésia reconheceu a liderança do Brasil e mencionou que as boas práticas brasileiras poderiam ser replicadas em seu país e na República Democrática do Congo. Pandjaitan reafirmou ainda o desejo de oficializar a criação do grupo, dessa aliança entre os três maiores detentores de florestas tropicais.

O anúncio foi feito pelo secretário de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Marcus Henrique Paranaguá, e pelos vice-ministros da Indonésia e da República Democrática do Congo. “Estamos muito felizes em anunciar esse acordo no qual temos trabalhado duro desde o ano passado. Os ministros dos três países reconhecem a importância de cuidar das maiores florestas tropicais do mundo”, afirmou Paranaguá.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Brasil
Cantor sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf, morre aos 67 anos

Cantor sertanejo Chrystian, ex-dupla de Ralf, morre aos 67 anos

Cantor enfrentava problemas de saúde relacionados a um rim policístico, condição caracterizada...
Brasil
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 53 milhões em próximo sorteio

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 53 milhões em próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso do último sábado (15)
Brasil
Justiça Federal de Porto Alegre suspende leilão para compra de arroz importado

Justiça Federal de Porto Alegre suspende leilão para compra de arroz importado

Aquisição é para conter preço do alimento, que subiu em até 40%; ainda cabe recurso...