Esporte

Brasil funciona com esquema ofensivo e bate Gana em penúltimo amistoso antes da convocação

Marquinhos abriu placar, mas Richarlison (com dois gols marcados) foi destaque da partida contra fraquíssima seleção africana

23/09/2022 17h42
Brasil funciona com esquema ofensivo e bate Gana em penúltimo amistoso antes da convocação
Foto: DAMIEN MEYER/AFP – 23.9.2022

O tão falado esquema ofensivo da seleção brasileira funcionou. Pelo menos em parte. Em seu penúltimo jogo antes da convocação para a Copa do Mundo, o time que busca o hexacampeonato goleou nesta sexta-feira (23) a fraquíssima Gana por 3 a 0 no Stade Océane, em Le Havre, na França. Marquinhos e Richarlison (duas vezes) marcaram os gols.

Já o próximo, e último, compromisso do time do técnico Tite antes da fase de prepração final acontece na próxima terça (27), a partir das 15h30 (de Brasília), contra a Tunísia. A partida será no Parque dos Príncipes, casa do Paris Saint-Germain.

Além da estreia do uniforme novo, a partida serviu também para testar a formação com Éder Militão na lateral-direita, Lucas Paquetá ao lado de Casemiro no meio-campo e o ataque com Vini Jr., Richarlison e Neymar. Entre esses todos, Richarlison é quem mais tem concorrência por uma vaga e foi quem mais aproveitou as chances. No banco de reservas, Matheus Cunha, Roberto Firmino e Pedro disputam uma vaga; isso sem falar de Gabriel Jesus, que ficou de fora.

Se o adversário já não era dos mais bem qualificados, a coisa ficou ainda mais fácil depois dos 9 minutos. Raphinha cobrou escanteio e o zagueiro Marquinhos, livre na marca do pênalti, cabeceou para abrir o placar.

Com mais espaços para jogar, já que Gana não oferecia perigo ao goleiro Alisson, o meio-campo passou a dominar a partida — a melhor chance dos africanos foi com André Ayew, que acertou o travessão no segundo tempo. Foi um festival de chances criadas até que Richarlison recebeu ótimo passe de Neymar e, de primeira, marcou o segundo gol da seleção aos 27 minutos. O terceiro, também com o camisa 9, de cabeça, demorou mais 12 minutos.

Antes dos 15 minutos do segundo tempo, Tite promoveu uma enxurrada de alterações que acabaram descaracterizando a equipe ofensiva de antes. Fabinho, Antony e Matheus Cunha entraram, mas o ritmo da partida já era outro. Apesar das chances nos minutos finais, o placar permaneceu o da primeira etapa.

Depois desta série de amistosos, a expectativa da seleção brasileira estará na convocação dos agora 26 atletas para o Catar 2022 — a Fifa aprovou em junho a inclusão de mais três nomes na lista final. A tendência é que os atletas sejam anunciados em 7 de novembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

O Brasil, que está no Grupo G, estreia na Copa do Mundo em 24 de novembro, quatro dias depois da abertura. Ainda na primeira fase, o time pentacampeão encara Suíça e depois Camarões.

*R7

Comentários

Leia também

Esporte
Tênis: João Fonseca vence na estreia da Copa Davis contra a Grécia

Tênis: João Fonseca vence na estreia da Copa Davis contra a Grécia

A equipe brasileira precisa vencer a Grécia para disputar o título no próximo ano ...
Esporte
Vitória perde para o Fortaleza no Castelão e segue na zona de rebaixamento

Vitória perde para o Fortaleza no Castelão e segue na zona de rebaixamento

Rubro-Negro perdeu para o Tricolor do Pici por 2 a 0 pela 23ª rodada do Brasileirão
Esporte
Vitória acerta contratação de atacante revelado no Barcelona

Vitória acerta contratação de atacante revelado no Barcelona

Novo reforço deve desembarcar em Salvador neste sábado (13) para exames e assinatura...