Brasil e China lançam carta conjunta e se comprometem a combater protecionismo
O documento foi assinado durante um encontro bilateral entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping (Pcch)
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governo chinês publicaram nesta terça-feira (13) uma carta conjunta em que se comprometem a combater medidas protecionistas, como o tarifaço imposto pelos Estados Unidos. O documento foi assinado durante um encontro bilateral entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping (Pcch).
Além da crítica ao protecionismo, Brasil e China reforçaram a intenção de estreitar relações comerciais, diplomáticas e culturais. Os dois países destacaram a importância da cooperação entre nações do Sul Global, defenderam a reforma da ONU e reiteraram o apoio brasileiro ao princípio de uma Só China, reconhecendo Taiwan como parte inseparável do território chinês.
Na área econômica, os líderes celebraram os avanços nas parcerias estratégicas, como a integração da Iniciativa Cinturão e Rota com programas brasileiros como o Novo PAC e a Nova Indústria Brasil. Em âmbito cultural, confirmaram a realização do Ano Cultural Brasil-China em 2026, com foco no intercâmbio entre civilizações e na promoção de valores comuns.
*Com informações Metro 1