Mundo

Bondinho descarrila e deixa 15 mortos e 18 feridos; assista

Em comunicado, a Carris, concessionária responsável pelo bondinho, informou que o protocolo de segurança foi cumprido e que preza pela segurança

04/09/2025 06h54
Bondinho descarrila e deixa 15 mortos e 18 feridos; assista
Foto: Reprodução / X

Um acidente envolvendo um bondinho deixou 15 pessoas mortas e outras 18 feridas nesta quarta-feira (3), em um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal. O transporte descarrilou e tombou. A informação foi confirmada pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Entre os mortos e feridos estão portugueses e estrangeiros. Não informações sobre brasileiros entre as vítimas, segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.

A imprensa local informou que um cabo se rompeu, que foi o que causou o acidente. As autoridades suspeitam de falha nos freios. O caso será investigado pelo Ministério Público de Portugal.

Em comunicado, a Carris, concessionária responsável pelo bondinho, informou que o protocolo de segurança foi cumprido e que preza pela segurança. Um “inquérito” interno foi aberto para apurar o que aconteceu.

O governo português decretou um dia de luto nacional, que será cumprido nesta quinta-feira (4). O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou “profundamente” o acidente: “O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”, disse.

Itamaraty lamenta ocorrido

O Itamaraty se pronunciou na noite desta quarta-feira (3) sobre o ocorrido em Lisboa e confirmou que até o momento não houve informações sobre brasileiros entre as vítimas. Em nota, o governo disse que “tomou conhecimento, com pesar, do descarrilhamento do Elevador da Glória, em Lisboa, na tarde de hoje, que resultou na morte de mais de uma dezena de pessoas e em vários feridos graves”.

“Ao expressar condolências às famílias das vítimas, o governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo de Portugal”, continuou.

Ainda conforme a nota, “o Consulado-Geral em Lisboa permanece à disposição para prestar assistência aos cidadãos brasileiros e familiares por meio do plantão consular ‪(+351 962 520 581‬).”

Comentários

Leia também

Mundo
Portugal declara luto após acidente com bondinho que deixou 16 mortos

Portugal declara luto após acidente com bondinho que deixou 16 mortos

Portugal decreta luto oficial; causas ainda são investigadas e relatos indicam falha em...
Mundo
Funcionário baiano da Petrobras morre em acidente durante testes na Coreia do Sul

Funcionário baiano da Petrobras morre em acidente durante testes na Coreia do Sul

Rodrigo Reis Barreto, de 39 anos, caiu no mar após colapso de estrutura da P-79, em construção...
Mundo
Nova regra para retirada de visto americano começa a valer nesta terça-feira

Nova regra para retirada de visto americano começa a valer nesta terça-feira

Alguns públicos não precisam passar pelo processo