Polícia

Bombeiro alerta para riscos de queimaduras no São João e explica como agir nestes casos

A brincadeira de pular fogueiras pode representar risco e provocar graves queimaduras

23/06/2023 09h22
Bombeiro alerta para riscos de queimaduras no São João e explica como agir nestes casos
Imagem ilustrativa: Jeferson Silva

Não pule fogueiras! Essa recomendação é dada pelo especialista em Atendimento Pré-Hospitalar e coordenador do Centro de Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros, capitão Gilvan Rodrigues, para baianos e turistas que vão curtir os festejos juninos, a partir desta quinta-feira (21), em diferentes cidades do interior do estado e na capital.

O bombeiro explica que a famosa brincadeira pode representar risco e provocar graves queimaduras. “A pessoa pode achar que conseguirá, mas pode cair no fogo e se machucar severamente”, explicou o profissional.

Outro alerta importante do CBMBA é a atenção ao escolher fogos de artifício para os pequenos. Artefatos inapropriados também podem gerar machucados.

O socorrista também ensina a identificar o grau da queimadura para o tratamento correto e eficaz.

“Queimaduras de 1⁰ grau geram uma vermelhidão e dor. Neste caso o indicado é colocar o local em água corrente e em temperatura ambiente para resfriar”, frisou.

A mesma conduta não é recomendada em casos mais graves. As queimaduras de segundo grau geram dor e bolhas. Nestas ocorrências, resfriar a área, cobrir com um pano limpo e úmido e seguir para o hospital. “Nunca se deve romper a bolha, pois ela pode ser porta de acesso para infecções”, frisou.

O profissional também citou alguns dos itens que não devem ser colocados nas queimaduras: pasta de dente, parafina, graxa, ovo, manteiga e outros.

A lesões de terceiro grau provocam menos dor já que atingem as terminações nervosas. Em situações deste tipo, deve-se proteger a área e levar a vítima imediatamente ao hospital sem resfriar o local para evitar o choque térmico violento.

O oficial lembrou que a corporação estará atenta nos eventos para atender todo o público baiano. “Esperamos que nada aconteça, mas estaremos presentes para auxiliar o cidadão”, finalizou.

*SSP/BA

Comentários

Leia também

Polícia
Suspeitos de matar jovem por gesto de facção são identificados

Suspeitos de matar jovem por gesto de facção são identificados

De acordo com a Polícia Civil (PC), os agentes estão realizando diligências para localizar...
Polícia
Polícia Civil prende homem condenado pela morte de bailarino do TCA

Polícia Civil prende homem condenado pela morte de bailarino do TCA

O acusado foi condenado por júri popular a 14 anos de prisão por homicídio e estava...
Polícia
Operação Hórus: três suspeitos são presos com arma de fogo e drogas em Jequié