Feira de Santana

Bloco Neonatal do Hospital da Mulher realiza mais de 500 atendimentos em 2025

Os cuidados são prestados por uma equipe multiprofissional, com suporte tecnológico de ponta e dedicação 24 horas por dia

15/06/2025 12h09
Bloco Neonatal do Hospital da Mulher realiza mais de 500 atendimentos em 2025
Foto: Fátima Brandão

O Bloco Neonatal do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, já contabiliza mais de 500 atendimentos entre janeiro e maio de 2025. A unidade é referência em cuidados intensivos a recém-nascidos em Feira de Santana e região, oferecendo suporte vital para bebês que necessitam de atenção especializada nos primeiros dias de vida.

A estrutura conta com duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs), com nove leitos e um leito de isolamento, voltadas ao atendimento de recém-nascidos em estado grave ou com risco elevado de complicações. Os cuidados são prestados por uma equipe multiprofissional, com suporte tecnológico de ponta e dedicação 24 horas por dia.

Além da UTI, o hospital dispõe de 15 leitos distribuídos em duas Unidades de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO I e II), destinadas a bebês que precisam de atenção moderada e acompanhamento contínuo. Há ainda a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), que promove o contato pele a pele entre mãe e bebê como forma de estimular o vínculo e acelerar a recuperação.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o hospital mantém o compromisso com um atendimento humanizado e de média complexidade, com suporte técnico e emocional. “Esse número de atendimentos mostra que estamos cumprindo nosso papel, oferecendo cuidado qualificado com uma equipe de 40 profissionais entre neonatologistas, cardiopediatras, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, todos comprometidos com a vida dos nossos bebês”, destacou.

A coordenadora da UTI Neonatal, Laíse Sampaio, reforça a importância do cuidado especializado para o futuro dos recém-nascidos. “O tratamento na UTIN é decisivo para evitar complicações respiratórias, neurológicas e motoras. A atuação da equipe de fisioterapia, por exemplo, é fundamental para a recuperação e alta dos pacientes”, explicou.

Na UCINCO I, a coordenadora Karina Cardosa ressalta a função estratégica do setor. “Garantimos a continuidade do tratamento com rotatividade nos leitos, mantendo o fluxo de internações e oferecendo atenção integral, que inclui também o acolhimento das famílias”, disse.

Juliana Brasil, coordenadora da UCINCO II, destaca o impacto emocional vivido pelas famílias. “A internação de um recém-nascido é um momento delicado. Por isso, nossa equipe oferece suporte psicológico para os pais, ajudando na adaptação e preparando para a alta hospitalar, que ocorre geralmente entre 10 e 15 dias, ou com transferência para a unidade Canguru, conforme a evolução clínica”.

O Hospital da Mulher é referência regional no atendimento a partos naturais e gestantes de médio risco pelo SUS, beneficiando Feira de Santana e mais 88 municípios. O trabalho do Bloco Neonatal se consolida como essencial para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
UEFS sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025

UEFS sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025

Evento gratuito reunirá universidade, indústrias e startups para debater transição...
Feira de Santana
Cuca celebra 30 anos com programação especial no Aberto das Artes 2025

Cuca celebra 30 anos com programação especial no Aberto das Artes 2025

O Aberto das Artes é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Feira de Santana
Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Tem direito ao documento a pessoa que reside no município e é cadastrada no Programa...