Blitz afetiva no comércio encerra campanha Janeiro Branco
Ação para abordar a importância de cuidar da saúde mental.
Nesta quarta-feira (31), equipe da Rede de Saúde Mental esteve circulando no comércio para falar sobre a importância de cuidar da mente, além de distribuir abraços a quem passava no local. A ação marca o encerramento da campanha Janeiro Branco, promovida pela Prefeitura de Feira.
A coordenadora da rede de saúde mental, Regicelia Silva, destaca que as estratégias durante o mês foram pensadas para alcançar todos os públicos, desde os funcionários que trabalham auxiliando pacientes que necessitam do suporte psicossocial até a população que muitas vezes não percebe que precisa desse acolhimento.
“Não podemos deixar para falar sobre saúde quando já estamos doentes, esgotados. Antes de uma crise de ansiedade, por exemplo, o corpo emite sinais. É preciso estar atento ao que o nosso corpo está falando e procurar ajuda. Tem pessoas que sofrem com um estresse que não passa, um cansaço que pode dormir o dia todo, mas quando levanta no outro dia não conseguem ter ânimo e energia pra fazer as atividades do cotidiano e acha que é só a rotina, não investiga, enquanto ali pode estar um transtorno mental camuflado”, explicou.
Onde procurar atendimento psicológico?
Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita, nas unidades de saúde, de forma virtual pelo serviço de Telepsicologia e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Nas unidades de saúde, as consultas são feitas por meio de agendamento com psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para ter acesso às consultas virtuais da Telepsicologia, basta acessar o site da Prefeitura de Feira (na aba Saúde) e realizar o cadastro.
É válido destacar que as marcações são para pacientes em qualquer faixa etária, porém no atendimento para menores de 18 anos é preciso da presença de um adulto responsável no momento da primeira consulta.
Já os CAPS são indicados para os casos graves e moderados, em que há uma recorrência dos transtornos. Nesses locais, o acolhimento é feito por demanda espontânea. As unidades dispõem de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras.
*Ascom