Feira de Santana

Black Friday: advogado explica direitos do consumidor e dá dicas

Consumidores devem estar atentos aos seus direitos no momento da compra presencial ou online

13/11/2022 12h09
Black Friday: advogado explica direitos do consumidor e dá dicas
Foto: Arquivo Agência Brasil

A Black Friday é conhecida por ser a maior liquidação do ano e vai acontecer na última sexta-feira do mês, dia 25. Entretanto, alguns estabelecimentos já “anteciparam” a Black Friday e muitos consumidores estão comprando. Mas afinal, quais são os direitos do consumidor? Quais são os cuidados que ele deve ter? O advogado especialista em Direito do Consumidor e presidente da comissão do direito do consumidor da OAB Feira de Santana, João Gabriel, trouxe orientações sobre o assunto.

Dentre elas, que o consumidor aproveite o período anterior ao dia de promoções para fazer pesquisa de preço do produto que deseja comprar. 

“Os consumidores precisam aproveitar os verdadeiros descontos porque muitas vezes acontece de em um período antes da Black Friday aumentarem os preços dos produtos e no dia abaixarem, ou seja, não tem desconto para o consumidor. Se tiver o interesse de comprar algum produto pesquise um pouco antes, faça uma lista de tudo aquilo que você deseja, para que no dia da Black Friday você saiba se realmente aconteceu os descontos ou não.” Informa.

Outra dica importante, especialmente para as compras online, é verificar se o site possui histórico de reclamações. E isso pode ser feito por meio de endereços especializados em checar a reputação das marcas.  De acordo com João Gabriel, é imprescindível também que o consumidor confira se o site possui o cadeado no canto superior esquerdo. O ícone é um indicativo de que a transferência de dados do cartão de crédito é feita de forma segura.

“Sem dúvida nenhuma as compras pela internet são as que mais me preocupa, porque é um bombardeio de patrocinados no Instagram, no Facebook, então é algo que realmente chama a atenção do consumidor e muita gente acaba comprando por impulso. Quando entrar no site, do fornecedor e da empresa observe se no lugar que coloca o link do site tem um cadeado, ele significa que todas as informações que estão ali são criptografadas, ou seja, é um site seguro. Temos também o aplicativo e o site Reclame Aqui onde podem ser consultados como está a conduta da empresa, se possui muitas reclamações, nós temos também o Procon que disponibiliza quais são as empresas que tem mais reclamações, temos também a disponibilidade do próprio site do Tribunal de Justiça para verificar quais são as empresas que são mais demandadas judicialmente e tudo isso faz com que o consumidor fique mais atentos aquelas empresas que vão lhe lesar ou não.” Salienta ele.

Além disso, ele destaca a importância do Código de Defesa do Consumidor para que todos saibam seus direitos.

“O Código de Defesa do Consumidor é uma matéria de ordem principiológica e um dos princípios é justamente a informação. O consumidor precisa estar muito bem-informado acerca da venda daquele produto, do que contém, da matéria-prima, da validade, de tudo que é utilizado na fabricação daquele produto.” finaliza.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Problemas enfrentados pela advocacia de Feira de Santana no Conjunto Penal são tema de reunião

Problemas enfrentados pela advocacia de Feira de Santana no Conjunto Penal são tema de reunião

Na oportunidade, tanto o secretário quanto o seu chefe de gabinete, ficaram de dar, até...
Feira de Santana
Mutirões agilizam as demandas para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico

Mutirões agilizam as demandas para atualização e inclusão de beneficiários no CadÚnico

Comunidade tem acesso facilitado a serviços da assistência social
Feira de Santana
Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana participa de marcha em Brasília

Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana participa de marcha em Brasília

A mobilização busca chamar a atenção para as demandas dos trabalhadores