Março Mulher

Bioquímica destaca desafios do empreendedorismo feminino na área de análises clínicas

Na busca pela excelência e inovação, a Dra. Emilia Pontes lidera uma revolução no setor de análises clínicas, destacando o empoderamento feminino e os desafios enfrentados no caminho para uma regulamentação de qualidade.

12/03/2024 09h00
Bioquímica destaca desafios do empreendedorismo feminino na área de análises clínicas

O empreendedorismo feminino está em ascensão, refletindo uma nova mentalidade que dá às mulheres a liberdade de escolher seu caminho, sem estar limitadas pelas normas sociais ou por comandos masculinos que historicamente desvalorizaram o trabalho feminino. Dra. Emilia Pontes, bioquímica do Lab Santana, compartilhou suas perspectivas sobre essa evolução e os desafios enfrentados na área de análises clínicas.

“É muito gratificante perceber que o empreendedorismo feminino vem crescendo, graças a uma nova visão, a uma nova postura onde a mulher tem a liberdade de fazer o que quiser e não está presa a uma sociedade ou a comandos masculinos, onde sempre desvaloriza o trabalho feminino. Então, esse crescimento se dá pela nova mentalidade, pela nova postura que vem sendo empregada. Apesar de ainda acontecer situações mais machistas, situações de dificuldades, as mulheres estão cada vez mais empoderadas, mais fortes e cada vez mais competentes.”, ressalta Dra. Emilia.

Dentro da sua área de atuação, Dra. Emilia destaca os desafios enfrentados na regulamentação dos laboratórios de análises clínicas.

“A gente tem uma nova RDC que surgiu em uma reforma de 2023, onde o maior desafio dessa regulamentação é realmente valorizar a importância do laudo de um exame. Essa RDC permite, por exemplo, que os exames sejam feito em outros estabelecimentos de saúde que não seja laboratório e no entanto a gente percebe uma falta de cuidado com a qualidade desses exames. Então o maior desafio do sistema regulatório são permissões que às vezes facilitam o acesso à população, mas não se preocupa com a qualidade.”, explica a bioquímica.

A inovação tecnológica é uma aliada fundamental, segundo a Dra. Emilia, pois aumenta a qualidade e a rapidez dos resultados.

“A inovação tecnológica aumenta a qualidade, minimiza os erros né, faz com que a gente tenha um resultado mais rápido. A inovação tecnológica onde você tem um equipamento que você faça coleta de sangue e ele consiga fazer análise e você tem um profissional que consiga entender todas aquelas informações, ele vai fazer toda a diferença porque o equipamento dá agilidade e esse é o grande diferencial dessa inovação tecnológica”, destaca Dra. Emilia.

Quanto ao crescimento do mercado de laboratório de análises clínicas, Dra. Emilia enfatiza a importância de manter o foco na qualidade dos serviços prestados.

“Hoje a gente vem tendo uma demanda de mercado grande para a área de laboratório de análises clínicas. É cada vez mais nítido a importância do exame laboratorial, da análise dos processos de saúde para a população, mas é preciso observar a qualidade, o laboratório não pode ser comparado a uma loja de produtos, nós somos prestadores de serviços. Então o serviço requer uma atenção maior, uma atenção com a saúde.”, destaca.

Sobre a telemedicina, Dra. Emilia vê como uma oportunidade para centralizar e agilizar os serviços de saúde, sem comprometer a qualidade.

“A telemedicina para laboratório, ela veio para acrescentar a questão de você ter a oportunidade de cada vez mais centralizar em um local, resolver muitas pendências da área de saúde. Então hoje você pode chegar no laboratório, você encontrar desde exames de sangue e alguns exames complementares que a telemedicina nos permite. Ela traz também a oportunidade de você encontrar médicos que você pode estar aqui em Fora de Santana e conversar com os maiores especialistas do nosso país ou até mesmo de fora. Então isso é algo positivo, isso é algo que traz agilidade sem perder qualidade, porque você não pode entrar apenas numa máquina sem ter assessoria.”

Com 43 anos de história, o Lab Santana destaca-se não apenas pela excelência em seus serviços, mas também por ser um exemplo de liderança feminina e perseverança. Para a bioquímica, a busca pela inovação e a inspiração de sua mãe são pilares fundamentais para superar desafios e manter viva a chama do conhecimento.

“É uma incansável luta e vontade de fazer o melhor. O Lab Santana, sim, é liderado por uma equipe feminina, eu tenho essa visão de uma questão muito forte do feminino, onde a gente traz uma renovação, eu tenho a oportunidade de ter um exemplo, minha mãe, uma grande força, a gente tem que entender que são 43 anos de história, eu estou a 20, mas existe um exemplo que a gente tenta seguir e superar. Essa superação vem, graças a Deus, pela oportunidade de estudo e a sede de buscar inovações, ela não pode morrer dentro de nós.”

Segundo a Dra. Emilia, empreender não é apenas uma tarefa árdua, mas um compromisso diário com o crescimento e a inovação.

“Conselho que eu posso dar para qualquer empreendedora feminina é não se acomodar. Não acho que a empresa está indo bem e que aquele fluxo ali vai ser eterno. Isso não existe. Empreender é um dos maiores desafios que a gente pode estar enfrentando diariamente. Eu costumo brincar que a gente não sabe o nosso salário no final do mês, porque depende que a gente pague todas as obrigações primeiro. Então, meninas, não desistam e não se cansem de estudar e de buscar essa questão muito forte da inovação em todas as áreas.”

Comentários

Leia também

Março Mulher
Mulheres empreendedoras na gastronomia: A história de determinação e sucesso de Rita da Magari Premium

Mulheres empreendedoras na gastronomia: A história de determinação e sucesso de Rita da Magari Premium

Com uma trajetória marcada por determinação e paixão pela culinária, Rita conquistou...
Março Mulher
Empreendedorismo feminino e saúde mental: Psicóloga comenta sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho

Empreendedorismo feminino e saúde mental: Psicóloga comenta sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho

Ela compartilhou sua experiência como empresária, onde a maioria de seus colaboradores...
Março Mulher
Evolução na liderança feminina: líderes da Bold Solution discutem avanços, desafios e perspectivas

Evolução na liderança feminina: líderes da Bold Solution discutem avanços, desafios e perspectivas

De acordo com os dados, as mulheres agora ocupam 41,7% das posições de liderança, um...