Bicentenário da PM é celebrado com promoções e lançamentos de selo e livro para marcar a história
O governador do estado Jerônimo Rodrigues reconheceu o trabalho, a lealdade e o profissionalismo da tropa.
A manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, data a qual a Polícia Militar da Bahia completou 200 anos de história na proteção do povo baiano, foi marcada por atos de valorização do policial militar e de lançamentos de símbolos (selo e livro) que irão eternizar na memória a relevância da instituição e deixar um legado para as gerações futuras.
O governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, prestigiaram o evento, sendo recepcionados pelo anfitrião, o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, acompanhado dos coronéis, que representam a alta cúpula da instituição, e outras autoridades.
A abertura do evento aconteceu no Mirante dos Aflitos, onde todos os presentes puderam assistir ao voo em ala do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer), uma formação em “V” com o emprego de dois helicópteros e um avião respeitando uma distância mínima de segurança.
Ao ingressarem no pátio do Quartel da PMBA, os subtenentes recém promovidos estavam perfilados e receberam das mãos das autoridades a aposição de platina. A peça de uniforme é utilizada sob os ombros que representa o grau hierárquico (patente) dos militares, a partir da graduação de subtenente, para simbolizar a nova jornada profissional. Ao todo, 409 policiais militares foram promovidos na Bahia.
A subtenente Selma Duque, que há 28 anos integra o quadro funcional da corporação, comemorou a nova graduação na carreira militar. “Agradeço até onde cheguei e à minha Polícia Militar, à qual tenho orgulho de pertencer. Participar desse aniversário é muito gratificante e só aumenta a minha responsabilidade, mas estou aqui para assumir novos desafios”, revelou.
Após a aposição de platinas, houve o lançamento do Selo Comemorativo dos 200 anos da PMBA em parceria com os Correios e, em seguida, o livro “200 Anos em Fotos e Fatos”, uma colaboração da Coordenação de Documentação e Memória do Subcomando Geral da PM com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que reúne imagens, curiosidades e marcos históricos nos dois séculos de atuação da PMBA. Em seguida, foram condecorados com a Medalha dos 200 anos os deputados Robinson Almeida, Adolfo Rodrigues, Nilton Bastos, Matheus Ferreira, o assessor da Alba, Paulo Bina, o subcomandante geral, coronel Nilton Machado, e o comandante geral da PM.
“É um privilégio e agradeço a Deus por ter me colocado como comandante-geral desta querida instituição que comemora hoje duas centúrias. Compromisso, lealdade, gratidão e sobretudo pensamento de unicidade representam esta corporação”, destacou o coronel Coutinho, que comanda hoje uma tropa de mais de 33 mil homens e mulheres no estado.
O governador do estado Jerônimo Rodrigues reconheceu o trabalho, a lealdade e o profissionalismo da tropa. “Estamos celebrando a história de cada integrante e de todos aqueles que passaram pela PMBA. Os 200 anos de Polícia Militar nos orgulha e a sociedade baiana haverá de continuar respeitando e admirando essa bicentenária corporação”, parabenizou.
Culto inter-religioso – À tarde, será realizado um culto ecumênico no auditório do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), em Pituaçu, para celebrar os 200 anos da PMBA com os policiais militares praticantes das religiões católica, evangélica, de matriz africana e espírita.
O evento contará com palestras do líder espírita José Medrado, do Babá Pece de Oxumaré, do Pastor sargento Isidório, que é deputado federal e policial militar da reserva, e do Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha.