Bando Anunciador: Cerca de 40 mil pessoas tomam as ruas de Feira de Santana
O evento retornou as ruas depois de três anos suspenso.
Neste domingo (9), a tradicional festa do Bando Anunciador levou para as ruas de Feira de Santana diversas pessoas. De acordo com estimativa dos organizadores, cerca de 40 mil pessoas compareceram ao festejo.
Em entrevista ao Portal De Olho Na Cidade, Aldo Morais, Diretor do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), destacou a importância do evento para o município.
“Não por acaso, que o bando passou a integrar o calendário oficial de festas do município, isso é muito significativo. Hoje eu diria que o Bando é uma das maiores expressões da diversidade cultural e de grupos sociais de Feira de Santana. O Bando Anunciador é um termômetro para a cidade, pois indica como Feira é diversa e plural”, disse o diretor.
Aldo também destacou sobre o controle dos ambulantes dentro do percurso do evento: “Não foi exatamente como a gente imaginava, a gente esperava uma participação mais acentuada no que diz respeito ao controle do acesso dos ambulantes no circuito, não que os ambulantes tenham que estar fora da festa, a festa é deles também, mas acho que isso reflete também um pouco do período de suspensão do bando. De todo modo, o importante é que o povo está voltando para as ruas e podendo celebrar esse evento que é tão característico da nossa cultura”, concluiu Aldo.
O evento é um marco cultural para a cidade e conta com a participação de diversas pessoas, de diferentes idades e grupos sociais. Uma das características do evento é a união de grupos que se fantasiam para ir às ruas.
Nossa equipe conversou com Janete Nogueira, que fantasiada com seus amigos, contou sobre a alegria de voltar às ruas depois de três anos sem o evento.
“São três anos sem o bando. Geralmente a gente vem com os amigos, então a intenção é vir com uma fantasia de grupo. Este é o quarto ano que estou participando”.
Janete também revelou a inspiração para a fantasia do grupo para o evento deste ano: “Quando combinamos de vir em grupo, a primeira coisa que pensamos foi que teria que ser da série La Casa de Papel. Fomos em busca da fantasia e encontramos. Vamos ficar por aqui até o final do evento”, concluiu.
Marcaram presença no evento diversos políticos e grupos de sindicato, como é o caso da APLB Feira e também o tradicional Bando da Luta, organizado pelo SINTEST Bahia (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia).
Sobre o Bando Anunciador
O Bando Anunciador de Sant’Ana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), retornou às ruas de Feira de Santana após três anos, por conta da pandemia da Covid-19. O evento faz parte do calendário oficial do município.
O Bando Anunciador, festa popular e tradicional, foi resgatado por iniciativa da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em 2007. Hoje, o evento é composto por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes.
Na última edição, em 2019, o Bando reuniu cerca de 25 mil pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar, o que evidencia a grande proporção que a festa ganhou.
A festa foi criada em 1860 para anunciar as comemorações à Nossa Senhora Santana, Padroeira de Feira de Sant’Ana.
O Bando Anunciador foi suspenso pela organização do evento em 1988, com a justificativa de que o festejo havia perdido as características essenciais das primeiras edições. Somente em 2007, o evento foi retomado pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Desde sua volta até os dias atuais, o evento tem ganhado, ano após ano, uma maior participação do público.
*Por Robson Nascimento, com informações da repórter Isabel Bomfim