Feira de Santana

Bando Anunciador é inserido no calendário oficial de festas populares de Feira de Santana

Na última edição, em 2019, o Bando reuniu cerca de 40 mil pessoas, o que evidencia a grande proporção que a festa ganhou.

29/06/2022 11h53
Bando Anunciador é inserido no calendário oficial de festas populares de Feira de Santana
Foto: Edvan Barbosa

O Bando Anunciador de Sant’Ana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) passa a fazer parte do calendário oficial de festas populares de Feira de Santana. A novidade, publicada no Diário Oficial do Município da última terça-feira (28), é fruto do Projeto de Lei nº 018/2022, de autoria do vereador Sílvio de Oliveira Dias.

Para a professora Amali Mussi, reitora em exercício da Uefs, este é um reconhecimento importante. “Recebemos essa notícia com muita felicidade! O Bando Anunciador tem uma potência histórica e cultural, é um evento prestigiado na cidade e merece esse destaque. Ações como esta nos mostram o quanto estamos no caminho certo, mantendo o nosso compromisso de fomentador cultural e artístico”, disse.

O Bando Anunciador, festa popular e tradicional, foi resgatado por iniciativa da Uefs em 2007. Hoje o evento é composto por diversos bandos de bairros feirenses e outros foliões que percorrem as ruas do centro da cidade em um cortejo que encanta pela alegria e fantasias dos participantes. Na última edição, em 2019, o Bando reuniu cerca de 40 mil pessoas, o que evidencia a grande proporção que a festa ganhou.

“Nós em diversas ocasiões já vínhamos dizendo que o Bando já não era mais um evento apenas do Cuca e da Uefs, mas sim da cidade, na medida em que é impossível realizar o Bando sem o envolvimento, sem engajamento efetivo e comprometido da Prefeitura e de outros órgãos, como Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ver o Bando incluso no calendário oficial de festas populares de Feira de Santana favorece e facilita esse comprometimento e engajamento dos órgãos e dos poderes públicos pra que esse evento continue sendo feito de forma segura e enriquecedora pra nossa cultura”, ressaltou Aldo Morais, diretor do Cuca.

De acordo com a comissão organizadora do Bando Anunciador, o evento começa a ser preparado sempre no início do ano e essa é uma das razões pelas quais o evento não acontecerá este ano.

“Exatamente por ser um evento que vem ganhando uma proporção muito significativa ao longo dos últimos anos, com grande volume de pessoas, a complexidade que envolve a realização do Bando requer um planejamento com muita antecedência, normalmente as tratativas são iniciadas em fevereiro, e neste ano em fevereiro ainda tínhamos um cenário pandêmico muito comprometedor. Em maio, quando o Estado e a Prefeitura autorizaram programações de maior porte, nós não tínhamos mais tempo hábil para realizar todas as reuniões necessárias para que o evento ocorresse com a segurança necessária”, explicou o diretor do Cuca, Aldo Morais.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Exposição une arquitetura e laços familiares em Feira de Santana

Exposição une arquitetura e laços familiares em Feira de Santana

Os artistas Nilo Teixeira e Rafael Andrade, apresentarão suas respectivas pesquisas sobre...
Feira de Santana
Comércio cresceu mais de 23% durante a Expofeira, diz Sicomfs

Comércio cresceu mais de 23% durante a Expofeira, diz Sicomfs

Evento impulsiona vendas no comércio de rua e shopping, com destaque para alta de 64%...
Feira de Santana
Jerônimo autoriza início das obras de revitalização do Centro Social Urbano (CSU) de Feira de Santana

Jerônimo autoriza início das obras de revitalização do Centro Social Urbano (CSU) de Feira de Santana

Equipamentos estão integrados ao Programa Bahia Pela Paz, para promover desenvolvimento...