Banda do Exército Abre Celebrações do Dia Mundial de Cuidados Paliativos no HGCA
Este ano, o tema escolhido foi “Comunidades Compassivas: juntos pelos cuidados paliativos”, um chamado para a união de hospitais, unidades de saúde pública, voluntariados e instituições em busca da excelência no cuidado ao paciente
A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou um evento em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, 14 de outubro. Este ano, o tema escolhido foi “Comunidades Compassivas: juntos pelos cuidados paliativos”, um chamado para a união de hospitais, unidades de saúde pública, voluntariados e instituições em busca da excelência no cuidado ao paciente.
A coordenadora de cuidados paliativos do HGCA, Carina Carvalho, ressaltou a importância dessa data, afirmando que “é de suma importância comemorar este dia visando ampliar as discussões sobre o tema, sobretudo para fortalecer as diretrizes do cuidado paliativo. O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos fortalece a perspectiva de cuidado para as pessoas com diagnósticos difíceis que, para além da dor física, precisam também de um olhar para os aspectos sociais, psicológicos e espirituais”.
O evento começou com uma emocionante apresentação da Banda Musical do Exército Brasileiro durante a manhã e à tarde, às 14 horas, o auditório do HGCA recebeu profissionais de referência no país para uma palestra sobre cuidados paliativos. Esse painel de especialistas trouxe insights valiosos sobre a abordagem, práticas e desafios na prestação de cuidados paliativos de qualidade.
O que são Cuidados Paliativos?
Cuidados paliativos são uma abordagem holística de assistência médica destinada a melhorar a qualidade de vida de pacientes enfrentando doenças graves e terminais. Essa forma de cuidado visa:
Aliviar a dor e sintomas desconfortáveis.
Fornecer apoio emocional, espiritual e psicossocial.
Promover a dignidade do paciente e sua autonomia.
Oferecer conforto e bem-estar.
Os cuidados paliativos não se concentram apenas no paciente, mas também consideram o suporte a suas famílias, ajudando todos a enfrentar desafios de saúde com compaixão e respeito. Eles são fornecidos por uma equipe interdisciplinar de profissionais de saúde e visam garantir que cada pessoa possa viver sua vida da melhor forma possível, independentemente da gravidade de sua condição de saúde.
Fonte: ASCOM/HGCA