Bancos terão mudanças no atendimento durante o Carnaval
O atendimento será normal na quinta-feira (27) e sexta-feira (28) de fevereiro.
Com a chegada do Carnaval, as agências bancárias terão alterações no funcionamento. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento será normal na quinta-feira (27) e sexta-feira (28) de fevereiro. No entanto, na segunda (4) e terça-feira (5) de março, os bancos não abrirão para atendimento ao público.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Edmilson Cerqueira, explicou que a programação segue um padrão nacional, independentemente da realização da festa na cidade.
“Embora não tenhamos Carnaval em Feira de Santana, os bancos funcionarão até a sexta-feira, no horário normal até as 16h, e só retornarão às atividades ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas”, afirmou.
Ainda segundo Edmilson, a terça-feira de Carnaval é o único dia que é considerado feriado bancário em todo o país.
“Em cidades onde não há Carnaval, pode haver negociações entre comerciantes e comerciários sobre o funcionamento do comércio, mas, para os bancos, a terça-feira é feriado”, destacou.
Durante esse período, transferências via TED não serão processadas, enquanto o PIX continuará operando normalmente, pois funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados. Já na Quarta-feira de Cinzas (6), as agências retomarão o atendimento a partir do meio-dia, com encerramento no horário habitual de cada unidade. Nos locais onde os bancos fecham antes das 15h, a abertura será antecipada para garantir pelo menos três horas de funcionamento.
Os clientes que possuem boletos ou contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias sem expediente bancário, poderão quitá-los sem acréscimo no dia útil seguinte. Para tributos e impostos, recomenda-se conferir a data de vencimento, já que muitos já são ajustados para evitar cobranças em feriados. Caso contrário, o pagamento deve ser antecipado para evitar juros.
Mesmo com as agências fechadas, os serviços bancários seguirão disponíveis pelos canais digitais, aplicativos e caixas eletrônicos, garantindo opções para transações como pagamentos e saques durante o feriado.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel