Bancários suspendem greve temporariamente em Feira de Santana; nova assembleia ocorrerá no domingo
A situação permanece indefinida até a realização da nova assembleia, quando os bancários irão decidir se mantêm a greve ou retomam as atividades
Os empregados da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, que haviam aprovado greve em nível nacional, decidiram suspender temporariamente a paralisação prevista para esta sexta-feira (13). A decisão foi tomada após uma reunião realizada durante a manhã em diversas agências da cidade. Uma nova assembleia será realizada no domingo (15) para avaliar a continuidade da greve, que poderá ser retomada na segunda-feira (16), dependendo dos resultados de negociações em âmbito nacional.
A greve foi deflagrada na última segunda-feira (09), após os bancários recusarem a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) feita pela Federação Nacional dos Bancos (FENABAN). No entanto, novas negociações foram iniciadas e o Banco do Brasil aprovou um novo acordo em assembleia realizada na quinta-feira (12), enquanto os empregados da Caixa optaram por manter a paralisação.
Suspensão temporária para novas negociações
Em Feira de Santana, a suspensão da paralisação foi uma decisão local dos bancários da Caixa, que preferiram aguardar o desfecho de negociações em outros estados. Edmilson Cerqueira, diretor do sindicato dos bancários de Feira de Santana, explicou a situação:
“Os bancários aprovaram realmente para o dia 13, que é hoje, essa paralisação em nível nacional, só que cada estado e cada base territorial fizeram suas assembleias ontem, e na Bahia, que tem a maioria das cidades que compõem os sindicatos de bancários, definiu para a paralisação a partir da segunda-feira.”
Ele acrescentou que a suspensão temporária visa dar mais tempo para a Caixa negociar com a comissão que representa os bancários:
“Hoje pela manhã, houve uma espécie de reunião em todas as unidades de Feira, e os bancários resolveram suspender a paralisação de hoje, fazer uma assembleia no domingo para ver o resultado do resto do país e dar um tempo para ver se a Caixa volta a procurar o comando nacional dos bancários.”
Expectativa para a próxima semana
A expectativa dos bancários em Feira de Santana é que, na segunda-feira, uma decisão definitiva seja tomada em relação à greve.
“Suspenderam hoje para atender a população, e segunda-feira é a previsão realmente de acompanhar a decisão de toda a Bahia e Sergipe”, concluiu, destacando a importância de aguardar o cenário nacional antes de definir a adesão completa à paralisação.