Bancários ameaçam paralisar atividades
Uma assembleia será convocada em todo país para decidir sobre a greve.
Diante de uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que não atende às reivindicações da categoria, os bancários de todo o país ameaçam deflagrar greve. Na segunda-feira (29) foi realizada mais uma rodada de negociações entre banqueiros e bancários, Sindicatos e Federações de bancários de vários estados voltaram a recusar a proposta da Fenaban de reajuste.
A classe reivindica 5% de reajuste salarial e a reposição da inflação, como explica Edmilson Cerqueira, um dos representantes da categoria em Feira de Santana.
“Ontem teve a última rodada de negociações em São Paulo de banqueiros e bancários e os banqueiros continuam querendo reduzir o salário da categoria. A inflação foi de 8.95% e depois de todas as rodadas desde o dia15 de junho, os banqueiros apresentaram uma proposta de 6.6%, ou seja, reduzir o que já está reduzido. A gente sabe muito bem que a inflação do país é de 8.95% de 2021 a 2022, mesmo assim eles estão propondo 6%. Ontem tivemos negociações até a madrugada e os bancários não aceitam de jeito nenhum essa redução já que eles nem querem negociar o aumento real.”
Segundo Edmilson uma assembleia será convocada em todo país para decidir sobre a greve.
“Amanhã está sendo convocada a assembleia em todo o país e os bancários poderão entrar em greve. Estamos aguardando, o comando continua de plantão em São Paulo durante todo o dia tentando ver se demove essa ideia dos banqueiros.”