Baixa procura marca início da vacinação bivalente em Feira
A vacina está disponível em todas as 104 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF)
Em Feira de Santana, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid foi iniciada nesta terça-feira (28). Mesmo sendo disponibilizada em todas as 104 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), a procura pelo imunizante foi baixa durante a manhã, como informou a enfermeira do posto de saúde Irmã Dulce, Cristina Brandão.
“Eu estou achando o movimento bem fraco, porque estamos desde o inicio da campanha e durante as primeiras doses a procura era bem maior, com o reforço a procura está bem menor. Eu acho que as pessoas estão relaxadas, tiraram as máscaras, acham que a Covid não existe mais, mas quando começam a aparecer casos de covid as pessoas começam a procurar.”
Mas também teve quem aproveitou o primeiro dia de imunização para se prevenir da doença, como o casal de Idosos, Manoel Ramos e Dona Maria, que aproveitaram para se vacinar no Posto do Cassa.
“Eu e minha esposa viemos logo nos vacinar porque se prevenir da doença é importante, então não pode perder a oportunidade de vacinar.” Disse Seu Manoel.
No Irmã Dulce apenas sete pessoas foram vacinadas, enquanto no Cassa apenas cinco pessoas buscaram pelo imunizante
Podem ser imunizados os idosos de 70 anos ou mais e pessoas a partir dos 12 anos inseridas em instituições de longa permanência, residência inclusiva e seus trabalhadores, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Para ser imunizado, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação, além de ter recebido ao menos duas doses com intervalo de quatro meses após a última aplicação.
*Com informações do repórter Danillo Freitas