Baiano Matheus Teeik conquista cinturão mundial no Fury FC em Houston
Nascido em Salvador e criado em Feira de Santana, o atleta venceu o americano Cameron Graves por nocaute ainda no primeiro round, em apenas 41 segundos de luta.
O lutador baiano de MMA, Matheus Teeik, de 30 anos, fez história no último domingo (7) ao conquistar o cinturão mundial do Fury FC, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Nascido em Salvador e criado em Feira de Santana, o atleta venceu o americano Cameron Graves por nocaute ainda no primeiro round, em apenas 41 segundos de luta.
A oportunidade surgiu de forma inesperada. “Eu fui chamado na semana passada para substituir um lutador que tinha se machucado, e esse lutador era desafiante do cinturão da categoria de cima. Eu luto no peso galo (até 61kg), mas a luta foi no peso pena (até 65,8kg)”, contou Teeik.
Mesmo sendo uma convocação de última hora, o baiano não hesitou em aceitar o desafio. “O evento me ofereceu a chance e perguntou se eu gostaria de lutar pelo cinturão. Menos de duas semanas de preparação, precisei perder sete quilos em 12 dias, bati o peso e, graças a Deus, conseguimos sair do Texas como campeão mundial”, relatou.
A luta, transmitida pelo UFC Fight Pass, plataforma oficial do UFC, aumentou a visibilidade do atleta no cenário internacional.
“Sou campeão mundial, representando a Bahia, Salvador e Feira de Santana. Eu nasci em Salvador, mas fui criado em Feira. Estou representando a Bahia e todo o Brasil”, destacou o lutador.
Matheus Teeik começou sua trajetória no esporte aos quatro anos de idade, quando os pais o colocaram no karatê para auxiliar em problemas de saúde, como dificuldades respiratórias e de coordenação motora. O esporte, além de melhorar sua condição física, foi fundamental para dar confiança e impulsionar sua carreira.
Agora, o foco do baiano é seguir em busca de novos desafios. “Já desafiei o campeão da categoria de baixo, que é a minha original, e vou continuar firme. O próximo desafio vem aí, porque não vamos parar”, afirmou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento