Feira de Santana

Bahia reforça liderança no turismo nacional em seminário com prefeitos e gestores em Feira de Santana

O seminário também serve como ponto de partida para integrar os novos prefeitos e secretários municipais eleitos

07/05/2025 10h47
Bahia reforça liderança no turismo nacional em seminário com prefeitos e gestores em Feira de Santana
Foto: Rafael Marques

Feira de Santana sediou, na manhã desta quarta-feira (7), a segunda edição do Seminário de Gestão de Turismo da Bahia, reunindo representantes dos 417 municípios baianos. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), foi realizado no novo Centro de Convenções da cidade e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

O governador destacou a força da Bahia como principal destino turístico do país e reforçou o compromisso do governo com a estruturação e integração das 13 zonas turísticas do estado.

Foto: Rafael Marques

“A Bahia tem uma diversidade imensa: praias, chapadas, turismo religioso, de negócios, observação de pássaros. Nosso litoral é dos mais extensos do Brasil e estamos estruturando isso com logística, capacitação de mão de obra, estradas, segurança e parcerias com bancos e com a iniciativa privada. É um arranjo forte e estratégico para fortalecer o setor”, disse Jerônimo Rodrigues.

O seminário tem como um dos focos principais a articulação entre as prefeituras e o Governo do Estado para fortalecer a atuação do turismo em cada região. O secretário Maurício Bacellar destacou o caráter transversal da atividade turística e a importância da cooperação entre os entes federados, iniciativa privada e sociedade civil.

“O turismo exige que as três esferas de poder, o empresariado e a sociedade civil organizada estejam juntos. Hoje reunimos os gestores de turismo de todos os municípios baianos para sensibilizá-los quanto às competências municipais que influenciam diretamente o setor. Também estamos coordenando ações conjuntas para que a Bahia mantenha a sua liderança no turismo brasileiro”, afirmou Bacellar.

Foto: Matheus Gabriel

O secretário ressaltou os investimentos recentes do Governo do Estado na cidade, como o novo Centro de Convenções — palco do seminário — e os avanços no aeroporto local, fundamentais para consolidar o turismo de negócios, uma das vocações do município.

“Feira de Santana é um grande polo turístico. O governador acaba de anunciar investimentos no aeroporto, que se somam ao Centro de Convenções construído pelo Governo do Estado. São equipamentos fundamentais que incrementam o fluxo turístico. Cidades na Bahia e no Brasil inteiro lutam para ter o que Feira já tem, e isso mostra o olhar especial do Governo do Estado para o município”, declarou Bacellar.

Foto: Rafael Marques

Além da infraestrutura, o secretário também destacou os investimentos em áreas culturais e históricas da cidade, como a recuperação da Igreja Senhor dos Passos e o apoio à Micareta.

“Não esquecemos do patrimônio arquitetônico, cultural e natural de Feira. A Micareta, por exemplo, foi objeto de uma pesquisa que mapeou a origem dos turistas, o tempo de permanência e o gasto médio. Esses dados são estratégicos para ações futuras, tanto em Feira quanto em toda a zona turística Caminhos do Sertão”, pontuou.

Presente na solenidade, o prefeito José Ronaldo destacou a importância do turismo de negócios para a cidade e elogiou a realização do evento em Feira.

Foto: Rafael Marques

“Feira de Santana é uma cidade diferenciada. O turismo aqui é, sobretudo, de negócios. As pessoas vêm para realizar atividades comerciais e movimentam nossa hotelaria, bufês e restaurantes. É uma cidade que tem força econômica e potencial turístico. Fiquei feliz pelo convite do secretário Maurício Bacellar e por rever tantas lideranças do interior da Bahia”, afirmou José Ronaldo.

O seminário também serve como ponto de partida para integrar os novos prefeitos e secretários municipais eleitos, criando uma rede de articulação entre as gestões locais e o Governo da Bahia. O governador Jerônimo ressaltou ainda a conexão com o governo federal para fortalecer o setor:

“Nosso objetivo é que haja um ponto focal em cada município que articule com a força do Estado. Queremos dividir essa responsabilidade com o presidente Lula e garantir que o turismo siga sendo vetor de desenvolvimento social e econômico para toda a Bahia.”

*Com informações dos repórteres Matheus Gabriel e Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Fiéis celebram eleição do novo Papa com missa em Feira de Santana

Fiéis celebram eleição do novo Papa com missa em Feira de Santana

A missa foi marcada por simbolismo e fé, refletindo a união dos católicos de Feira de...
Feira de Santana
Audiência Pública: professores pedem isonomia entre efetivos e contratados via REDA

Audiência Pública: professores pedem isonomia entre efetivos e contratados via REDA

O encontro teve a participação de professores e representantes da APLB.
Feira de Santana
Mulher morre após acidente envolvendo motocicleta e carreta na BR-324, em Feira de Santana

Mulher morre após acidente envolvendo motocicleta e carreta na BR-324, em Feira de Santana

Ela era passageira em uma motocicleta Honda CG 150, conduzida por uma mototaxista, quando...